African Fashion STP
Moda africana em São Tomé e Príncipe vem valorizar o estilo africano com acessórios femininos feitos com materiais naturais que se encontram localmente e também ao uso de materiais recicláveis.
A minha solução basea-se no uso de materias naturais como: a casca do coco, sementes, pedras, conchas, penas ... e materiais recicláveis como: boles, caixas, papelões, tecidos, arames entre outros ... para o fabrico de acessórios e bijuterias.
Denominado de Moda africana em STP essa solução passa pelo processo de saída de materiais para o trabalho, definição de produto, execução, finalização e distribuição. Para a maior distribuição (a nível internacional), empresa de uma empresa virtual para a divulgação, requisição e compra-
Em São Tomé - Segundo dados divulgados pela União Africana e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a República Democrática de São Tomé e Príncipe encontra-se entre os países da África Central com médias de desemprego mais elevadas no período de 2000 a 2015 . Entretanto, o volume elevado de mão-de-obra ativa que os jovens podem representar não é aproveitada.
Essa solução vem resolver primeiro a questão de desemprego em São Tomé, por empregar vários jovens de diferentes áreas. Além disso vem dar formação / estágio aos jovens que se interessarem pela área de design, artesões, recicladores e bijuteiros.
Essa solução vem dar resposta também a questão da reciclagem. Vem ser uma solução para reutilização dos lixos recicláveis em produtos bastante finais valorizados e utilizáveis. Esses produtos finais podem ser um motor de entrada de capitais por meios das compras feitas por turistas ou também pela exportação.
Em são Tomé existem jovens talentosos que podem mostrar provar ser bom naquilo que fazem, independentemente se formarem superior ou não. Mas como o próprio Primeiro-ministro de São Tomé, Jorge Bom Jesus, afirmou que o Covid-19 empurrou para o desemprego de 15% da população ativa, saliente ainda que a recuperação econômica do país vai exigir mais recursos.
As mulheres que trabalham no setor informal são até agora as mais afetadas pela perda de emprego. “Possivelmente cerca de 15% dos 28% da população activa, afectados pela Covid-19, não vão recuperar o emprego”, explicou.
Essa solução vem dar resposta ao flagelo de desemprego que existe nas mulheres principalmente. Vem também dar resposta a promoção da cultura na venda de produtos locais e naturais feitos no país.
Com falta de recursos e possibilidades, fiz pesquisas para entender quão grave se encontra a situação do desemprego em São Tomé.
Por exemplo, pesquisas acerca do marketing digital, e como trabalhar nas plataformas digitais.
Pude ver que, para os santomenses trabalhar como afiliados ou em outras áreas na internet precisam também ter como receber o dinheiro pago.
Por isso existe uma grande necessidade de haver em São Tomé concedidos de bancos virtuais ou mesmo das plataformas que fazem transferências virtuais como a Payoneer ou PayPal, isso para vendas futuras de acessórios no exterior. Perdi a oportunidade de expor a minha ideia no concurso nacional para empreendedores em 2021, e por isso estou inscrevendo minha candidatura aqui, e espero muito que ela possa ser analisada e considerada.
Mas trabalhei por conta própria fazendo e vendendo, embora com a falta de boas ferramentas de trabalho, bijuterias e acessórios femininos e existe uma grande procura e saída não só a nível nacional como também internacional.
- Improving financial and economic opportunities for all (Economic Prosperity)
- Concept: An idea being explored for its feasibility to build a product, service, or business model based on that idea
A minha solução é uma ideia testada e provada por mim, pois trabalhei por um tempo por conta própria fazendo e vendendo bijuterias e ecessórios.
Porém, por falta de ferramentas de trabalho que não se encontra no país, ou seja já não são importados a continuação do trabalho encontra-se parada.
Existem trabalhadores independentes que costumavam fazer essas artes para venda. Igualmente nomeado impedidos de poder fazê-lo pois não há materiais à venda cá.
- A new project or business that relies on technology to be successful
A minha solução precisa de tecnologias (hardware) como computadores para fazer design dos acessórios, divulgar vender e promover. Precisa também de (software) como site para divulgação, páginas, empresas e plataformas virtuais.
- Software and Mobile Applications
- São Tomé and Principe
A minha solução poderá ajudar ou empregar numa primeira fase 6 até 10 pessoas, com direito ao treinamento e estágio.
Mas a venda do produto servirá o público em geral, nacional e internacional.
A minha meta de impacto é reduzir a percentagem do desemprego em São Tomé e Príncipe. Ajudar jovens desempregados a terem opções e soluções de trabalho. Quero poder ajudar aqueles que têm talento á fazer o trabalho que gostam sem ter que precisar de um grande currículo.
Abrir pequenas filiais nas zonas periféricas da ilha, aumentando a produção e mais oportunidades de emprego.
Meus grande objetivo também é levar a moda africana, de São Tomé e Príncipe a ser conhecida pelo mundo fora. Atraindo turistas e aumentar a capital.
Em São Tomé e Príncipe, a taxa de desemprego devido a Covid 19 é de 15% dos 28% da população ativa.
Será fácil balancear o quanto a minha solução reduzirá a percentagem do desemprego.
A primeira barreira falta de dinheiro para montar uma agência/escritórios/oficina .
Pouca facilidade em ter computadores, internet e acesso para vendas internacionais...
Ter profissionais para formação dos futuros trabalhadores.
A minha solução tem servido as pessoas da maneira que deixa a todos felizes com o resultado.
A minha equipe poderá trabalhar para atendes aos clientes e futuros clientes da African Fashian.
Ainda não temos nenhuma parceria.
- No
- Yes
Isto porque acredito que com o prêmio poderei fazer a diferença na sociedade. Ela contribuirá não só na entrada de capitais como também no meio social. Acredito que a minha ideia é inovadora e pode trazer grande orgulho para o país por contribuir dando finalidades aos lixos recicláveis, empregando pessoas e também levando a cultura de São Tomé e Príncipe ou seja a África para a diáspora.