Windplay - Incentivador respiratório
O sistema respiratórios de crianças e idosos possuem características anatômicas que favorecem problemas respiratórios. Nas crianças as estruturas são pequenas, o formato da caixa torácica e diafragma são diferentes e as fibras musculares fadigam rapidamente. Nenhum idoso há perda gradual da elasticidade do pulmão, redução de volumes e recursos pulmonares, favorecendo o acúmulo de secreção, obstrução e instalação de mudanças. A pneumonia é a principal causa de mortalidade infantil e geriátrica. Além disso, a COVID-19 tem mudanças pulmonares crônicas importantes (fibrose e bronquiectasia), o que levará à infecções recorrentes.
Oferecer instrumento de sopro aumenta o volume de ar nos pulmões, mobiliza secreções e evita / complicações pulmonares, vindo a busca de pronto atendimento médico e até mesmo internações.
Existem no mercado alguns incentivos respiratórios, porém crianças menores e adultos com fraqueza muscular não possuem força e coordenação motora para a realização dos mesmos. O Windplay é de fácil execução.
Vários fatores favorecem a ocorrência de problemas respiratórios em crianças <5 anos, entre eles estão como características anatômicas, prematuridade e baixa imunidade. No Brasil, em torno de 12% dos nascimentos são prematuros. O índice de reinternação de crianças nascidas prematuras por problemas respiratórios tem variado de 45% a 58%. Em 2010, as complicações da prematuridade foram responsáveis por 14% das mortes de crianças <5 anos. No Brasil, a sibilância na infância tem variando de 43% a 63,3%. Ferreira e Wadalsen (2014), citam prevalência de 48,5% em lactentes de Santo André / SP, 67,3% dissipados noturnos, 42,4% desconforto respiratório severo e 60,7% necessitaram de visitas médica de emergência. As pneumonias estão associadas à sibilância recorrente devido à redução do volume corrente e acúmulo de secreção.
A COVID-19 já acometeu 176.000.000 pessoas no mundo. As imagens tomográficas de pacientes recuperados têm mudanças crônicas (bronquiectasia e fibrose pulmonar), o que propicia pneumonias de repetição.
Nos idosos, além da perda natural da capacidade pulmonar, morbidades comuns nesta idade favorecem a ocorrência de pneumonias. Em 2017, havia 30 milhões de idosos no Brasil, previsão para 2050 é de 66 milhões (29%). A pneumonia é uma das principais causas de mortalidade nessa população.
A fisioterapia respiratória é fundamental para manter a função pulmonar dentro da normalidade. Além das manobras tradicionais, há recursos terapêuticos que incentivam as inspirações profundas, melhoram o volume pulmonar, mobilizam secreções e provocam tosse. Pais e cuidadores são orientados a realizar exercícios com incentivador respiratório para garantir melhores resultados.
Os incentivadores disponíveis no mercado impõem certa dificuldade na realização, necessitando de coordenação e força para que sejam efetivos, o que gera frustação e desistência. Crianças menores de 4-5 anos, idosos e adultos com fraqueza muscular são incapazes de executar o exercício.
Utilizamos como recursos alternativos brinquedos como bolinhas de sabão, língua de sogra, apitos e cornetas, porém todos apresentam desvantagens (ruído e fragilidade).
A proposta é a produção de um incentivador respiratório de fácil execução para ser utilizado por crianças, adultos com fraqueza muscular importante e idosos que são incapazes de realizar os incentivadores respiratórios disponíveis no mercado.
Durante 30 anos atuando como fisioterapeuta, utilizei um incentivador artesanal e os resultados observados foram excelentes. Atual estudo de Schivinski (2020), avaliou a mecânica respiratória de crianças antes e após uso de brinquedos de sopro e concluiu que houve efeito positivo na mecânica respiratória de crianças, capaz a resistência da via aérea.
Os incentivadores respiratórios lúdicos estão indicados para todos aqueles que apresentam redução da capacidade respiratória e potencial risco de complicações pulmonares, principalmente pneumonias, que é a principal causa da mortalidade infantil e geriátrica. Abaixo estão relacionados os principais grupos:
Crianças: Faixa etária de 1-5 anos. Portadores de síndromes genéticas / congênitas e durante o período de internação hospitalar em qualquer idade. De forma preventiva, todas podem usar como um brinquedo.
Adultos e idosos: Portadores de alteração dos sistemas cardiorespiratório, neurológico e mudanças cognitivas. Período de internação hospitalar ou de repouso absoluto. De forma preventiva, todos acima de 80 anos podem realizar.
Os incentivadores respiratórios disponíveis no mercado atualmente não atendem essa população, pois trata da força inspiratória e coordenação para sua realização.
O WINDPLAY é um incentivador respiratório de fácil realização, as crianças de apenas 1 ano de idade já conseguem utilizar com facilidade, assim como adultos e idosos com fraqueza muscular do sistema respiratório. O uso frequente do WINDPLAY irá previnir complicações pulmonares.
- Other
Nosso desafio se alinha com saúde e qualidade de vida. Está direcionado também à reabilitação pulmonar pós-COVID-19.
A pneumonia é um grande problema de saúde pública e a principal causa de mortalidade infantil e geriátrica.
Não existe mercado dispositivos de incentivo respiratório que promovem a capacidade respiratória e previnem / melhoram complicações pulmonares, porém, é necessário força e coordenação, dificultando o uso para crianças, idosos e casos de fraqueza muscular.
Nossa intenção é produzir um dispositivo de incentivo respiratório para prevenção / tratamento de problemas respiratórios de fácil execução que atenda a população vulnerável a esse tipo de problema.
- Prototype: A venture or organization building and testing its product, service, or business model.
O dispositivo de incentivo respiratório Windplay foi desenvolvido com apoio do SEBRAETEC PARANÁ. Envolveu empresa parceira com participação de engenheiro, designer gráfico e artista plástico. O protótipo foi finalizado com três modelos para comercialização.
O Windplay surgiu a partir de um dispositivo confeccionado artesanalmente por mim, utilizando garrafa pet, bolinhas de isopor, filó e adereços infantis para torná-lo mais atrativo (galinha pintadinha, sapo, cão). Ao longo dos 35 anos de exercícios da profissão, tenho utilizado esse dispositivo nos atendimentos fisioterapêuticos de crianças com problemas respiratórios. Crianças abaixo de 5 anos com diagnóstico de pneumonia, síndrome do bebê chiador, bronquiolita, gripe e resfriado. Em crianças maiores, portadoras de paralisia cerebral, síndrome de Down, distrofia muscular, bronquiectasia e fibrose cística.
Esse dispositivo também é usado por colegas fisioterapeutas na reabilitação pós-COVID-19, problemas neurológicos, cardiopatias, pós operatório de cirurgias em geral, sedentarismo, obesidade mórbida, fraqueza da musculatura respiratória.
- A new technology
Crianças e idosos apresentam menor capacidade do sistema respiratório, o volume pulmonar inferior e hipoventilação propiciam o acúmulo de secreção, obstrução das vias aéreas e desenvolvimento de pneumonias, que é a principal causa de mortalidade infantil e geriátrica.
Essa população é pouco colaborativa na execução de exercícios respiratórios que pode melhorar / prevenir essas complicações. Necessitando de dispositivos lúdicos que promovam incentivo visual para que o executem com facilidade e motivação.
O incentivador inspiratório mais conhecido no mercado atualmente (RESPIRON) e composto de um recipiente com 3 bolinhas coloridas, ligado a um bucal e exige um certo esforço e coordenação do paciente para uma correta execução. E necessário que o paciente oclua os lábios ao redor do bucal e aspire forte e rápido para que as bolinhas se movimentem dentro do dispositivo. Crianças menores de 5 anos e idosos acima de 80 anos nem sempre são capazes de realizar, gerando frustração e desistência do exercício.
Como alternativa de recursos terapêuticos, o fisioterapeuta também conta com brinquedos de sopro como bolinha de sabão, língua de sogra, apito, corneta, catavento ... porém, todos apresentam algumas desvantagens como ruído excessivo (cornetas e apitos), fácil decomposição (língua de sogra), necessidade de coordenação (língua de sogra, cornetas e apitos) em relação ao equipamento proposto.
O incentivador inspiratório proposto atender uma população com alto potencial de complicações respiratórias e que baixa capacidade de utilização dos dispositivos disponíveis no mercado atual, devido à dificuldade de execução.
- Infants
- Children & Adolescents
- Elderly
- Persons with Disabilities
- 3. Good Health and Well-being
- Brazil
- Brazil
O Windplay está em fase de desenvolvimento, portanto ainda não há unidades em uso. Na forma artesanal ele foi distribuído para pacientes atendidos por mim em consultório particular e em clínica-escola de fisioterapia durante os anos que atuei como professora de graduação de fisioterapia (2002 à 2019). Não sendo possível quantificar quantos ainda estão em uso.
Considerando ser um produto novo no mercado, será necessário campanhas de divulgação junto a profissionais e população geral.
Em 1 ano = Pretensão de distribuição para todo o Brasil, comercializado em casas de produtos hospitalares, farmácias, hospitais, clínicas de fisioterapia, lojas de brinquedos, consultórios médicos, fisioterapêuticos e de fonoaudiólogos (utilizado para treino da fonação).
Em 5 anos = Distribuição para todos os países.
Projeção do número de usuários:
COVID-19: O número de pacientes recuperados no Brasil é de 15.700.000 e no mundo 172.000.000 . Estimando que 10% dessa população utilize o incentivador respiratório Windplay para reabilitação pulmonar teremos em torno de 17.200.000 de usuários.
Idosos: Com o envelhecimento da população brasileira, estima-se que em 2050 tenhamos 66 milhões de idosos. A pneumonia é uma das principais causas de mortalidade dessa população.
Pediatria: A principal causa de internação nas unidades pediátricas é devido à problemas respiratórios.
Alvo: Até 2030, reduzir o número de busca de pronto atendimento médico e internações por problemas respiratórios por meio da prevenção e tratamento aos primeiros sintomas. Promover a saúde e bem-estar.
Indicadores: Número de pessoas que requerem intervenções médicas e internações por problemas respiratórios.
- For-profit, including B-Corp or similar models
Não temos funcionários
Sou fisioterapeuta respiratória há 35 anos, com especialização, mestrado e doutorado na área. Atuei ativamente em grandes hospitais e clínicas de reabilitação da cidade de São Paulo, sendo grande conhecedora de todas as complicações respiratórias e suas consequências.
Utilizando todos os recursos terapêuticos disponíveis no mercado para melhorar a função pulmonar dos pacientes durante todos esses anos, foi possível entender que existe algumas faixas etárias (crianças e idosos) e algumas situações especiais no adulto (fraqueza muscular ou falta de cognição) onde não é possivel o uso dos incentivos disponíveis, pois eles aptidão e coordenação do paciente, ficando muito limitada as opções de tratamento.
Essa população evoluei com baixa ventilação, acúmulo de secreção e infecções respiratórias, a pneumonia, com elevada taxa de mortalidade.
Pretendemos terceirizar a produção e distribuição do WINDPLAY.
- Organizations (B2B)
Procuramos investidores para produção em larga escala do incentivador respiratório WINDPLAY e introdução do mesmo no mercado.
- Financial (e.g. improving accounting practices, pitching to investors)
Precisamos de investidores que viabilize a produção e distribuição do WINDPLAY.
- Yes, I wish to apply for this prize
O incentivador respiratório Windplay proposto será utilizado, principalmente, para reabilitação pulmonar de pessoas acometidas pela COVID-19.
As imagens de tomografia computadorizada dos pacientes recuperados da COVID-19 têm demonstrado alterações crônicas importantes como fibrose e bronquiectasias que podem favorecer a instalação de infecções pulmonares recorrentes.
Os Estados Unidos têm hoje cerca de 33.442.107 casos de COVID-19. Considerando que 10% dessa população podem evoluir com quadros de pneumonias de repetição, teremos um potencial grande para uso do incentivador WINDPLAY para prevenção destas complicações.
O valor do prêmio será utilizado para produção e distribuição de 10.000 unidades do incentivador respiratório WINDPLAY
- No, I do not wish to be considered for this prize, even if the prize funder is specifically interested in my solution
- No, I do not wish to be considered for this prize, even if the prize funder is specifically interested in my solution
- No, I do not wish to be considered for this prize, even if the prize funder is specifically interested in my solution
- No

Windplay - incentivador respiratório