Bancos locais de germoplasma agrícola
Busca-se elevar a produção agrícola individual e coletiva dos produtores rurais, através da implantação de pequenos bancos locais de germoplasma de interesse agrícola associado ao intercambio de mudas/sementes de feijão, mandioca, cana-de-açúcar, alho, etc., a baixo ou a custo zero, por meio de um programa de recepção e devolução de sementes/mudas. A EMATER-MG juntamente com demais parceiros, disponibilizarão a capacitação e assistência técnica para o manejo apropriado das lavouras, de forma a que estes manejos sejam corretamente conduzidos, resultando na melhoria da produtividade, redução de custo, aumento da receita, e assegurando a qualidade da semente/muda para o retorno do material vegetal ao banco social de germoplasma para a continuidade e expansão ao modelo de desenvolvimento agrícola para pequenos produtores.
A maioria dos pequenos produtores rurais, comumente têm limitações de acesso a sementes/mudas com pureza genética, qualidade sanitária ou de elevado padrão produtivo pelo custo elevado do material genético e custos associados ao transporte. Assim, sementes de cultivares crioulas ou ecótipos adquirem elevado interesse para a produção local, sem se ter semente/muda comercial. Esta realidade empurra à troca de material vegetal de baixa qualidade genética, fisiológica e sanitária, com risco de impactar negativamente à economia dos produtores. A criação dos bancos sociais locais de germoplasma de interesse agrícola poderá mudar essa realidade e fortalecer a valorização positiva dos ecótipos de interesse individual e coletivo de uma comunidade. Uma vez instalados estes bancos, em um sistema de fundo rotativo entre os produtores rurais, associado a uma assistência técnica governamental, estas sementes e/ou mudas poderiam ir sendo dispersas pela região a baixo custo e com alta capacidade de replicabilidade sem ônus adicional. Em Coronel Fabriciano temos mais de 200 agricultores familiares que podem ser parte do projeto. Isso poderia elevar significativamente a produção e produtividade dos agricultores de forma individual, da produção total do município e região, com bônus adicional na preservação ativa de ecótipos locais.
A solução é, com disponibilização um recurso financeiro inicial e considerando uma assistência técnica governamental, que no nosso caso será da EMATER-MG, que os apoiará na organização do projeto, alguns agricultores mais engajados, poderiam buscar conseguir junto a instituições públicas e/ou privadas, sementes e mudas de plantas de interesse agronômico de alto valor genético de produção, que seriam plantadas nas propriedades participantes.
Com estes recursos, seria viabilizada a introdução inicial de pequenos bancos de germoplasma de interesse agrícola, tais como: feijão, mandioca, cana-de-açúcar e alho, por exemplo, cuja demanda de consumo é alta na região.
Após a produção, algo em torno de 10 a 20% da produção seriam revertidos para o projeto, indo beneficiar a outros produtores, criando dessa forma, um projeto autossustentável em si mesmo, que funcionará em um circulo virtuoso de baixíssimo custo em gastos financeiros governamentais e não governamentais.
A longo prazo, poderíamos considerar um excedente de produção revertida para o projeto, que poderia ser transferido para o Banco de Alimentos e beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.
Esta solução visa atender inicialmente, cerca de 15 produtores do município de Coronel Fabriciano, com disponibilização de sementes de feijão, bulbilhos de alho, manivas de mandioca e mudas de cana de açúcar de variedades com características produtivas de interesse agronômico, adaptadas a região, para que possam ser reproduzidas e comercializadas a outros produtores.
A demanda por estas variedades de plantas já existe na região, com bom comercio e escassez de produção, além do que, para produtos como o feijão, a mandioca e o alho, existe também o mercado institucional do Programa Nacional de Alientação Escolar (PNAE) que por sí só, já absorve grande parte da produção local, mesmo com o aumento proposto pelo projeto.
Em médio e longo prazo, esse número de agricultores atendidos deverá aumentar significativamente, transcendendo os limites do município, através de novo negócio que poderá ser criado de comércio de mudas e sementes.
- Support small-scale producers with access to inputs, capital, and knowledge to improve yields while sustaining productivity of land and seas
Os pequenos produtores rurais e agricultores familiares normalmente não tem acesso a mudas e sementes de alto valor genético de produtividade e resistência a pragas e doenças, utilizando na maioria das vezes, mudas e sementes sem nenhuma classificação agronômica, que associadas a técnicas de manejo inadequadas, causam baixas produtividades das lavouras.
Associar a disponibilização inicial destes insumos a uma assistência técnica governamental visa exatamente apoia-los a que consigam elevar as produtividades, reduzindo a necessidade de área e mão de obra, otimizando a produção, aumentando as receitas e melhorando a qualidade de vida de todas as famílias envolvidas.
- Concept: An idea being explored for its feasibility to build a product, service, or business model based on that idea
- A new application of an existing technology
A abordagem inovadora dessa proposta é a de vincular as diversas instituições publicas, privadas, agricultores familiares e demais agricultores no sentido de uma difusão de espécies de interesse agrícola, para alimentação humana e animal dotadas de várias características produtivas de interesse, além de adaptadas as condições locais, dispersando entre os produtores que se encontram sem capacidade técnica e financeira de espécies de superior grau genético para produção.
A tecnologia principal que potencializa a solução é a disponibilização por parte de centros de pesquisa governamentais e também através da aquisição inicial e distribuição de materiais genéticos de interesse agrícola para que se possa iniciar com mais eficácia a implantação do projeto. Associado a esta tecnologia, seria interessante agregar a criação de um App (software), que promovesse o gerenciamento de correção e adubação dos solos com base em calculo de sua área, resultado da análise de solo, tecnologia de produção, cultivar escolhido e adubos disponíveis, com base em NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio). Através de levantamento de áreas com uso de celular e software livre, coleta e análise do solo da gleba, cultivar e tecnologia de produção escolhidos, seriam feitos automaticamente os cálculos das necessidades de corretivo e adubo NPK para serem aplicados naquela respectiva gleba, seja a lanço sobre toda a área, seja em covas.
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8814/1/Sementes%20crioulas.pdf
http://www.editorarealize.com.br/revistas/conidis/trabalhos/TRABALHO_EV064_MD1_SA2_ID2137_20102016210331.pdf
https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/banco-de-germoplasma-de-plantas-forrageiras-do-instituto-de-zootecnia-garante-qualidade-da-pecuaria
https://www.embrapa.br/busca-de-projetos/-/projeto/21439/bancos-ativos-de-germoplasma-de-cereais
https://www.embrapa.br/arroz-e-feijao/infraestrutura/banco-ativo-de-germoplasma
- Ancestral Technology & Practices
- Artificial Intelligence / Machine Learning
Espera-se, com a implantação dos pequenos bancos locais de germoplasma agrícola ativos, que estas espécies mais produtivas e resistentes a pragas e doenças, mas que se encontram atualmente fora do alcance de muitos agricultores, estejam disponíveis a uma grande parcela deles, dispersos pela região. A isso deve se associar uma assistência técnica de qualidade, fornecida pelo Poder Público. A vinculação de disponibilização de material genético de qualidade superior com essa assistência técnica poderá ocasionar elevação significativa da produção e da produtividade em toda a região no médio e longo prazo.
- Rural
- 2. Zero Hunger
- 8. Decent Work and Economic Growth
- 10. Reduced Inequalities
- Brazil
- Brazil
Inicialmente estamos trabalhando com 10 (dez) agricultores no total em diversas etapas do projeto, sendo 2 (dois) produtores com sementes de feijão, 3 (três) produtores com capins melhorados para corte e forrageamento de rebanhos bovinos, 2 (dois) produtores com mandioca e 6 (seis) produtores com alho, sendo que alguns se repetem em algumas culturas. Com o aumento da produção de sementes, mudas e bulbilhos, espera-se ampliar o leque de agricultores atendidos para 25 (vinte e cinco), inseridos dentro do espaço territorial do município. Com o passar dos anos e o aumento dos volumes de produção, esta proposta poderia transcender os limites municipais, atendendo a produtores da região, contando com o apoio da capilaridade da EMATER-MG que se encontra presente na maioria deles e poderia ser o elo de ligação. Espera-se atender, no mínimo, a 100 (cem) agricultores dispersos pela região metropolitana do Vale do Aço ao final do 5º ano.
No próximo ano, pretende-se chegar a atender 25 (vinte e cinco) agricultores do município e dentro dos próximos 5 anos, espera-se ter difundido sementes e mudas para um mínimo de 100 (cem) produtores dispersos pela região do Vale do Aço. Além de se atender diretamente a estes produtores, de forma indireta atende-se conjuntamente todos os componentes do núcleo familiar, a todos os consumidores finais que terão em mãos um produto de melhor qualidade com tendência de cultivo livre de agrotóxicos bem como os cofres da Prefeitura Municipal e, por conseguinte, toda a sociedade de Coronel Fabriciano, pelo aumento de arrecadação oriunda do aumento da produção. Mas o número de beneficiários diretos pode ser aumentado exponencialmente em função de diversos fatores impossíveis de serem previstos neste projeto.
Existem diversas barreiras a serem enfrentadas. Inicialmente temos que superar a barreira financeira para aquisição e disponibilização inicial de todos os insumos necessários, bem como as mudas e/ou sementes para os agricultores familiares dispostos a participar do projeto, que retornarão para o grupo gestor, ao final da colheita, cerca de 20% da primeira produção, as quais serão repassadas a novos produtores, dando início ao ciclo virtuoso. Espera-se romper esta barreira com aporte de recursos que podem ser do Poder Público ou da iniciativa privada, com a apresentação desta proposta contendo valores iniciais e relação de interessados. Outra barreira que se necessita romper é a cultural, com a adoção de tecnologias mais apropriadas, sempre buscando atender aos preceitos agroecológicos, visto que a maioria dos agricultores não tiveram oportunidades de receber orientações técnicas e acompanhamentos presenciais durante a implantação e condução da maioria de suas lavouras, recebendo estas informações de pessoas de seu relacionamento laboral. Espera-se que estes pequenos bancos de germoplasma de interesse agrícola sejam mais que simples lavouras para distribuição de material genético, mas centros de difusão de tecnologias agrícolas nas comunidades rurais.
Como dito anteriormente, espera-se romper a barreira financeira com aporte de recursos que podem ser do Poder Público ou da iniciativa privada, com a apresentação desta proposta contendo valores iniciais e relação de interessados. Já possuímos vários produtores interessados, sendo que destes, 10 (dez) já estão participando do projeto piloto, com sementes de feijão, mudas de cana-de-açúcar, manivas de mandioca e bulbilhos de alho. Para tanto já temos a nossa disposição alguns materiais genéticos para essa distribuição e buscamos recursos para aquisição dos demais insumos. A barreira cultural pretende-se romper com a criação destes centros de demonstrações técnicas, acompanhados pela assistência técnica governamental, onde se farão diversos encontros com os produtores visando apresentar os manejos adequados nas diversas etapas do processo de produção, desde a coleta de solo para análise até a colheita e transporte do produto, buscando no processo de comercialização a organização dos interessados para comercialização conjunta, garantindo maior segurança ao produtor e ao consumidor.
- Other, including part of a larger organization (please explain below)
Sou funcionário público da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, que atua como coordenadora técnica do projeto, vinculada por convênio com a Prefeitura Municipal, também parceira na proposta. A EMATER-MG se encontra presente em mais de 800 municípios do Estado de Minas Gerais, e pretende utilizar dessa capilaridade para expandir esta proposta. Também contamos com apoio da Associação de Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (AGRIFARM) e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Independentes dos Cocais (APPRICO), entidades sem finalidades lucrativas que atuam no desenvolvimento da agricultura familiar no município.
Para continuar e ampliar os trabalhos no município, nossa equipe é composta por 3 pessoas. Pela EMATER-MG, que além de minha pessoa atuando no município com carga horária de 40 horas por semana, contamos também com suporte de Coordenadores Técnicos Regionais e Estaduais, além de técnicos de outros municípios que apoiam tecnicamente de forma pontual. Nossa equipe também conta com um funcionário da Prefeitura Municipal que atua diretamente e em conjunto com a assistência técnica em período integral de 8 horas por dia. Também contamos com apoio do Diretor Tecnológico da Viçosa Treinamento e Assessoria Agroambiental, parceira voluntária do Projeto.
A EMATER-MG já atua com este tipo de projeto há mais de 75 anos, tendo boas referencias de sucesso em difundir espécimes melhor adaptadas a produção agrícola em função das regiões do estado. Localmente, nossa equipa já vem, há 3 anos, introduzindo espécimes melhoradas, como as dos capins da Embrapa para forrageamento de rebanhos “Capiaçu” e “Kurumi”, que introduzidos no município a 2,5 anos com cerca de 100 mudas, já alcançou área plantada no município superior a 3 hectares e já dispersou a espécie para mais de 10 municípios da região gratuitamente. Recentemente conseguimos 2 quilos de uma variedade de feijão que possui capacidade produtiva de até 5 vezes as obtidas na região de uma outra instituição pública que já foram distribuídas a 3 produtores para que possam dar início aos bancos dessa espécie.
Temos parceria direta com a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano através de convênio. Também temos parceria com a AGRIFARM e com a APPRICO, com as quais desenvolvemos diversos trabalhos visando beneficiar os agricultores familiares do município. Também fazemos parcerias pontuais com a iniciativa privada, visando captar recursos financeiros, dentre as quais destacamos a Fundação Banco do Brasil e a CENIBRA, que já disponibilizaram recursos para essa finalidade. Atuamos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que já executou diversos cursos no município nestes 3 últimos anos, e mesmo neste ano de 2020 já ocorreram 2 cursos voltados para atividades agropecuárias. Vários outros parceiros sempre são mobilizados quando necessário.
Meu modelo de negócio é prestar assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares e demais produtores do município em que estou lotado. Busca-se qualificar e orientar os produtores nas diversas atividades e necessidades que se apresentam no dia a dia. Também executa projetos e ações do Poder Público de forma direta, levantando dados a apresentando relatórios diversos sobre as atividades agropecuárias existentes no município. Os produtores necessitam dessa presença física constante do estado nessa área, visto que ainda é uma das poucas que ainda persistem em atendimento contínuo e direto a este público. Nosso produto é fornecido por diversas formas, mas a principal é presencial, com orientações a grupos de produtores, ligados ou não as suas entidades representativas.
- Individual consumers or stakeholders (B2C)
Nossa inscrição deve desenvolver o interesse em organizar as idéias no projeto de projeto conjunto com outros parceiros institucionais, gerar maior visibilidade sobre o mesmo, permitir que possíveis fontes de financiamento podem permitir o custo-lo e também buscar o recurso financeiro necessário para o custo-benefício Solver.
- Business model
- Solution technology
- Funding and revenue model
- Monitoring and evaluation
Precisamos de ajuda para captar os recursos financeiros necessários, auxiliados por uma consultoria especializada, bem como estruturar ou o modelo ideal para negócios com prazo longo e executar sua expansão territorial e com monitoramento e aplicação de tecnologias de informações para auxiliares como medidas de decisão e fluxo financeiro .
Uma parceria com o Instituto CENIBRA ou outra fonte de financiamento para captação de recursos financeiros necessários, caso o SOLVE não seja disponibilizado. Também é necessário o auxílio de uma empresa de Tecnologia da Informação para criar um software específico para cálculos de campo auxiliares, que deve ser associado a outros softwares gratuitos, já existentes e usados, de levantamentos de dados primários para cálculos auxiliares de cálculo e adubação de lavouras, bem como seu custo de produção.
O que outras pessoas estão dizendo
