Menina Informada
Constata-se em geral, a ausência de protagonismo e participação de mulheres, e nesta pandemia de Covid-19, se diferencia por sabores em perspectiva de sensibilização, incorporar e disseminar ações de prevenção como IST, HIV / AIDS, preconceitos e estigmas destrutivos que norteiam os cuidados com saúde física e mental, prevenção da gravidez na adolescência, peculiaridades do desenvolvimento biopsicossocial feminino, diálogos sobre abuso sexual e feminicídio.
Deseja, também, uma ampliação do olhar reflexivo, ativo e crítico no nível dos estados biopsicossociais, para quem atua na proposta e busca de aprimoramentos, auto-cuidado e cuidado com outras vias-presenciais, midiáticas e tecnológicas.
Comparado em Sigmund Freud (1978), o registro é preciso que os adolescentes sejam capazes de conhecer e exprimir suas dificuldades, ou eles podem ajustar nas relações interpessoais, como Meneghetti (2014) é necessário que as pessoas entendam e se estimulem para se divertir com novas descobertas e assim explorar o mundo.
Em tempos de epidemia, por exemplo, de Covid-19, que virou ponta da cabeça como vivências e práticas sociais globais, tem uma parcela larga da sociedade sofrida com intensidade ou traumatismo pela educação formal de qualidade que poderia usar mais frequentemente trajetórias noturnas, como precoces e casos de gravidez, doenças infecciosas e baixas habilidades de ensino que afetam além da saúde física, desmantelar uma mente, qualificar intensos e cuidados espetaculares, postar ou processo depressivo se exibir e com maior frequência, principalmente nas meninas e mulheres, como as que são submetidas como mais práticas humilhantes de assedio dado ao isolamento social.
A realidade do município de Caxias, no Estado do Maranhão, não difere muito da grande parte do planeta, onde também são impermeáveis quase intransponíveis quando combinados com Pandemia Covid-19, com momento de um governo brasileiro que nega ou um quadro de coroa. vírus que assola e já levou até mais de 45.000 vidas, fazendo com que o Brasil ocupe a segunda pior posição no combate à pandemia e como não seja grave, aqui como minorias (mulheres, LGBT e pobres) são relegadas a desprezo dada a inexistência de políticas sociais valorativas.
A adolescência exige um olhar atento, da escola, dos educadores, da família e da sociedade em geral para que possa ser melhor compreendido, permitindo que uma entidade jovem entenda, elucidar, envolver, integrar e interromper como mudanças como enfrentadas, possibilitando uma reflexão e autoconhecimento, facilitando inclusive os processos de interação social com seus semelhantes.
O projeto “Menina Informada” é adotado com base em princípios de educação em saúde, orientações e disseminação de informações para adolescentes, ações preventivas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, Vírus da Imunodeficiência Adquirida - HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, cuidados com o corpo, menstruação, prevenção de abuso sexual e ameaças à promoção da qualidade de vida, bem-estar e saúde mental, instrumentalizando jovens para tornar divulgadores e divulgadores de informações, auxiliares para o número maior de pessoas afetadas.
Para isso, é necessário permitir momentos interventivos, estratégias de escuta, acolhimento, atenção, reflexão e empoderamento. É preciso ouvir as necessidades das meninas, os seus sonhos, desejos, medos, potencializar suas habilidades (VALLE; MATTOS, 2011).
O projeto deseja ajudar jovens se tornarem ativas, reflexivas, detentoras de direitos autorais e assumir suas responsabilidades, deveres sociais e cuidados de saúde.
O projeto destina-se a adolescentes e adultos jovens, entre 10 e 18 anos, do sexo feminino. Objetiva-se potencializar o desenvolvimento biopsicossocial, a saúde mental e promover a inclusão tecnológica e social de meninas em situações de vulnerabilidade. Como jovens participantes, mediadas pelo recurso tecnológico e através de visitas domiciliares serão ouvidas e acolhidas. Munidas de informações e conhecimentos podem propagar outras pessoas, para que possam explorar o mundo interno das emoções, o corpo, o cuidado e a saúde, os sentimentos, como percepções e novas descobertas, o respeito, a tolerância frente às adversidades e o uso do protagonismo e empoderamento feminino. DEL PRETTE & DEL PRETTE (2001) apontam que déficits nas habilidades sociais estão correlacionadas com o desempenho acadêmico fraco, delinquência, abuso de drogas, crises conjugais e desordens emocionais variadas, como transtornos de ansiedade. O treinamento em Habilidades Sociais adotadas, define como definir um conjunto de procedimentos que podem ser usados no dia a dia para uma superação de déficits comportamentais, minimização de dificuldades interpessoais e potencialização do uso de habilidades sociais mediadas por recursos tecnológicos e promocionais, também da inclusão digital.
- Reduce the barriers that prevent girls and young women—especially those living in conflict and emergency situations—from reaching key learning milestones
O fortalecimento das potencialidades através de ações do projeto permite uma atuação assertiva e empática nas relações interpessoais, contribui para a formação de jovens que saibam lidam com desafios e demandas sociais diversificadas, preparando como meninas para a vida, para o mercado de trabalho, para o mundo, para relacionamentos e relacionamentos saudáveis, agregando uma perspectiva positiva na promoção da qualidade de vida e prevenção de problemas na vida adulta.
- Prototype: A venture or organization building and testing its product, service, or business model
- A new application of an existing technology
O projeto “Menina Informada” baseia-se nos princípios de educação em saúde, orientações e divulgação de informações, ações preventivas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs, Vírus da Imunodeficiência Adquirida - HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, Prevenção da Saúde, Cuidados com o Corpo, Menstruação, prevenção de abuso sexual e ameaças à qualidade de vida, bem-estar e saúde mental, instrumentalizando jovens para que se tornem disseminadores e propagadores de informações.
É necessário inserir momentos interventivos, estratégias de escuta, acolhimento, atenção, reflexão e empoderamento. É preciso ouvir as necessidades dos jovens, os seus sonhos, desejos, medos, potencializar suas habilidades (VALLE; MATTOS, 2011). O projeto deseja auxiliar ao público-alvo tornar detentores de direitos e assumir suas demandas, deveres sociais e cuidados em saúde. Aplicar ações e selecionar junto a meninas participantes do projeto, ampliar a socialização, os conhecimentos da realidade social e cultural, bem como propiciar um desenvolvimento integral de suas identidades, formando cidadãs conhecedoras de condutas norteadoras capazes de romper ou preconceito, com exclusão de gênero.
Busca ampliar os níveis de acesso de meninas a informações, tecnologia, inclusão social e digital, possibilidade de reflexões pautadas em ciências, psicologia, educação sistematizada de forma simples, clara e musical através de recursos e estratégias com enfoque socioeconômico, para promoção, interação e desenvolvimento individual e coletivo.
A internet tem sido a principal autoestrada de acesso aos mais diversos temas e conhecimentos científicos. Esta ferramenta tem um lugar para permitir e permitir a execução deste projeto, que exige a criação de páginas e o site para chegar aos mais longos rincões do mundo, comparando-os com ações e itens específicos;
- Elaboração de cartilha virtual educativa e preventiva no contexto de infecções sexualmente transmissíveis - IST e cuidados com a saúde e higiene e peculiaridades do sexo feminino;
- Criação de site e página no Instagram para divulgação de informações e cuidados em saúde;
- Desenvolvimento e criação de vídeos educativos para redes sociais sobre prevenção e tratamento de IST's, HIV e AIDS;
- Capacitação de meninas e mulheres jovens para evitar ISTs.
- Prevenção à gravidez precoce, principalmente na adolescência;
- Criar e exibir vídeos educativos sobre o desenvolvimento biopsicossocial de meninas;
- Combate ao feminicídio;
- Potencialização do protagonismo e empoderamento feminino;
- Promoção da inclusão tecnológica de grupos de adolescentes em situação de vulnerabilidade;
- Potencialização de cuidados com a saúde mental;
- Prevenção ao abuso sexual infanto juvenil;
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais de meninas por meio de conta de histórias e atividades musicais através de meios digitais e / ou praticamente;
- Realização de rodas de conversa e palestras nas comunidades e / ou plataformas virtuais;
- Distribuição de gêneros alimentícios, higiene e limpeza para enfrentamento ao COVID-19.
A adolescência exige um olhar atento, da escola, dos educadores, da família e da sociedade em geral para que possa ser melhor compreendida, permitir ao adolescente entender, esclarecer, envolver, compreender e integrar-se às mudanças que enfrentam ou enfrentam, possibilitam pensar e autoconhecimento, facilitando inclusive os processos de interação social com seus semelhantes. Meneghetti (2014) diz que é preciso conhecer e explorar o mundo, compreender mudanças, ampliar a percepção de suas sensações, emoções e estimular novas descobertas.
Fritzen (2005) evidencia que os usuários podem usar um dos outros para que possam realizar, que outro entre em contato com outros para aperfeiçoar e compartilhar realidades e vivências.
Há crescentes treinos de habilidades sociais que auxiliam no desenvolvimento de jovens. Déficits estão correlacionados com baixo desempenho acadêmico, delinquência, abuso de drogas, crises conjugadas e distúrbios emocionais variados, como transtornos de ansiedade (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2001). Como habilidades sociais, como argumenta Cecconello & Koller (2000), são usados como fator de proteção no curso de desenvolvimento humano ou que contribuem para o crescente interesse em habilidades para aprender habilidades avançadas em grupos e contextos distintos.
O Treino das Habilidades Sociais favorece as relações interpessoais, potencializando os desempenhos socialmente competentes e os déficits socioemocionais (CABALLO, 2008). Treinar em Habilidades Sociais é promover melhorias nos relacionamentos, aplicar, nas emoções e sentimentos dos sujeitos, por que há uma integração e desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, verbais e não verbais, de maneira individual ou coletiva (RODRIGUES E FOLQUITO, 2015).
- Audiovisual Media
- Crowdsourced Service / Social Networks
- Internet of Things
- Software and Mobile Applications
Como As Habilidades Sociais se referem a um conjunto descritivo dos valores sociais em questão, com alta probabilidade de resultados favoráveis para o indivíduo, seu grupo e comunidade que pode contribuir para um desempenho socialmente competente em tarefas interpessoais (DEL PRETTE E DEL PRETTE, 2017, P.24) O material produzido para o treinamento em habilidades sociais se baseia nos estudos de pesquisadores nacionais e internacionais, vídeos educativos e interativos, como ações psicoeducativas, como tarefas e comentários que são sustentados através de livros e recursos relacionados a temática e adaptação às necessidades dos jovens, sustentando-se nos estudos de Vicente Caballo, Shirley Simeão, Almir e Zilda Del Prette,Andressa Bellé e Elisabete Schuh dentre os outros pesquisadores de referência no desenvolvimento de habilidades sociais e socioemocionais.
O fortalecimento das potencialidades através de ações do projeto permite uma atuação assertiva e empática nas relações interpessoais, contribui para a formação de jovens que saibam lidam com desafios e demandas sociais diversificadas, preparando como meninas para a vida, para o mercado de trabalho, para o mundo, para relacionamentos e relacionamentos saudáveis, agregando uma perspectiva positiva na promoção da qualidade de vida e prevenção de problemas na vida adulta.
Aplicar ações e aplicar entre adolescentes permite ampliar a socialização, os conhecimentos da realidade social e cultural, bem como promover um desenvolvimento integral de suas identidades, formatar os conhecedores de condutas norteadoras capazes de romper ou preconceito, uma discriminação e exclusão, exceto uma maior capacidade , formação pessoal e social.
Insira ações de responsabilidade e responsabilidade iguais, com outra e uma sociedade possível para estudantes que refletem conscientemente e melhor compreendem seus papéis sociais, de forma individual e coletiva. Confirmação ou exposição de Fritzen (2005) evidencia que os usuários podem usar ou não outros que podem realizar, é necessário ou outro entre em contato com outros usuários para aperfeiçoar e compartilhar e compartilhar realidades e experiências.
- Women & Girls
- Low-Income
- Minorities & Previously Excluded Populations
- 3. Good Health and Well-Being
- 4. Quality Education
- 5. Gender Equality
- 10. Reduced Inequalities
- 17. Partnerships for the Goals
- Brazil
- Brazil
A SODEC vem atuando desde 1998 com ações sociais, desenvolvimento comunitário, geração de renda, lazer e cultura e já beneficiou cerca de 10.000 pessoas. Com o Projeto Menina Informada pretende-se atender, iniciar e diretamente 20 meninas. Como ações e critérios fundamentados nos estudos de Habilidades Sociais e Emocionais auxiliares na promoção da saúde mental, qualidade de vida, bem-estar, potencialização de fatores emocionais e cognitivos. Como famílias de jovens são beneficiadas com itens de higiene e limpeza, orientações, ações e visitas domiciliares, como ouvidas ou permitidas para inserir novas ações que podem contribuir para reduzir ou mesmo errar a aplicação das novas situações causadas por jovens e suas famílias.
20 jovens serão impactados diretamente, seus familiares, seus amigos, sua comunidade ou o número anual de aproximadamente 200 pessoas beneficiadas por ações e ao longo de cinco anos, estimadas em 1000 pessoas com acesso a habilidades durante a vida, posicionamento mais assertivo, empático, comunicação mais eficaz, dentre outros fatores intrínsecos ao grupo de habilidades sociais e que permite uma nova forma de ser, ver e existir na comunidade.
Trata-se de um projeto flexível e colaborativo, usa recursos tecnológicos para a proposição de atividades. Falar, praticar e praticar habilidades sociais, falar sobre a vida e os modos de viver e contribuir para um desempenho social adequado diante dos fatos e desafios corriqueiros.
Desenvolver manuais, livros, jogos e recursos didáticos de baixo custo e acessíveis na comunidade de carreiras sobre habilidades sociais, com orientações, estratégias e atividades práticas para beneficiários e coletividade, de maneira presencial ou virtual, famílias de carreiras e instrumentalizar os participantes para disseminar na própria comunidade e multiplicar os conhecimentos, levando a saúde biopsicossocial para um número maior de pessoas.
Os principais impedimentos concentrados na escassez financeira,
investimentos em investimentos em recursos, materiais, acessórios, livros, aquisições de equipamentos para aprofundar os conhecimentos sobre a temática e o desenvolvimento de novas habilidades usadas na população.
Para uma superação de barreiras e impedimentos, podem ser firmadas parcerias com empresas privadas e com poder público.
- Nonprofit
Não foi selecionado Outro
A equipe é composta por;
Zero Funcionários em qualquer tempo;
Zero Contratados em qualquer tempo;
Zero Outros trabalhadores em qualquer tempo;
03 voluntários em meio período duas vezes por semana;
02 voluntários em tempo integral; e
03 voluntários esporádicos.
A formação educacional e a experiência com projetos sociais do quadro de funcionários fazem com que estejamos habilitados para executar a Menina Informada, posto que oferece habilidades para portadores de títulos de Graduados e Especialistas como segue:
Adilson Sousa de Oliveira - adilsonmp_@hotmail.com - Especialista em Administração de Empresas; Agente de Saúde Pública e Presidente do Instituto Balaiarte
Antonio Zilton de Oliveira - antonio.zilton@gmail.com - Especialista em Educação em Direitos Humanos; MBA em Auditoria Interna; Técnico de Contabilidade; Servidor público Aposentado; Coordenador de Projetos; e Presidente da Fundação Maurizio Vanini.
Francisca Meire Silva Sousa - franciscameire_ma@hotmail.com - Advogada e Professora da Faculdade Vale do Itapecuru
Jacqueline Ferreira Torres - jacqnegra@bol.com.br - Pedagoga e Assistente de Projetos do SODEC.
Maria Creuza Cardoso dos Santos - creuzacardoso-@hotmail.com.br - Pedagoga; e Professora da Prefeitura Municipal de São João do Sóter.
Mônica dos Santos de Oliveira - monikasantos82@gmail.com - Escritora e Graduanda em Psicologi.
Osvaldo Alves da Costa Sousa - osvaldof10x@gmail.com - Cinegrafista; Fotógrafo; e Assistente Operacional de Infraestrutura.
Winthney Paula Souza Oliveira - winthnew00@hotmail.com - Escritora, Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Especializada em Suicidologia e Arteterapia e Graduada em Psicologia.
A entidade SODEC compõe a Rede Cultural de Cinema de Dois Lados e mais três entidades sem fins lucrativos (Instituto Balaiarte, Fundação Maurizio Vanini e Instituto Expedito Teodósio) e duas microempresas (Loja Sousa Rios e Casa João Severo) de Caxias-MA.
Esta parceria tem como principal atividade possibilitar a exibição de sessões de cinema no meio das ruas de diversos bairros periféricos e pobres de Caxias-MA e cidades circunvizinhas.
O nosso negócio é social e filantropo.
Buscamos levar conhecimentos de cidadania, ofertar cultura e lazer e realizar cursos básicos de formação para geração de agendas, como para aprimoramento educacional, um exemplo do Curso de Libras "Mãos que falam, olhos que ouvem" e Cinema de Dois Lados, ambos realizados nos bairros suburbanos e pobres de Caxias-MA.
São realizados principalmente cursos básicos de formação para donos de casas como horta residencial, libras para iniciantes e bem como são feitas exibições de filmes de animação na tela gigante para toda a comunidade.
Via de regra, nossos projetos sociais são realizados no meio das ruas de bairros de baixa renda e as pessoas percebem e registram a alegria dos beneficiários, sejam crianças, jovens e adultos.
- Individual consumers or stakeholders (B2C)
Nosso principal suporte de sustentabilidade reside em contar com um grupo de voluntários como talentos humanos e com relação a gastos financeiros há parcerias firmada que é gerada pelas contribuições da Loja Sousa Rios e da Casa João Severo.
Também participamos da Rede Cultural Cinema de Dois Lados, composta pela Fundação Maurizio Vanini, Instituto Expedito Teodósio, Sodec, Loja Sousa Rios, Instituto Balaiarte e Casa João Severo, que prestam e cedem equipamentos e materiais gerais na execução de projetos.
A inscrição deste projeto é uma oportunidade de levar até comunidades carentes elementos fortalecidos pela cidadania e também visa auxiliar ao público-alvo, tornando-os detentores de direitos autorais e assumindo suas demandas, deveres sociais e cuidados de saúde, principalmente nos tempos de Covid-19. Busca aplicar ações e ampliar uma socialização, os conhecimentos da realidade social e cultural, bem como propiciar um desenvolvimento integral de suas identidades, formando cidadãs conhecedoras de condutas norteadoras capazes de romper ou preconceito, com exclusão de gênero. Facilitar para meninas acesso a informações, tecnologia, inclusão social e digital, possibilidade de reflexões pautadas em ciências, psicologia, educação sistematizada de forma simples, clara e musical através de recursos e estratégias com enfoque socioeconômico, para promoção,
- Solution technology
- Funding and revenue model
- Marketing, media, and exposure
Há uma disposição de ampliar os institucionais horizontais, todavia muitas dificuldades são suprimidas a partir de Marketing, mídia e exposição das ações executadas até então, por que ela entende mais sobre a tecnologia da solução e avançar na compreensão de significância e entendimento do que vem para ser um modelo de financiamento e receita.
Com uma chegada de um novo voluntário com grandes conhecimentos contábeis e administrativos, elaboração de projetos e aposentadoria federal, buscar firmar parcerias com a Universidade Estadual do Maranhão e faculdades privadas para ampliar como ações sociais com base na Sodec na região dos cocais e principalmente nos municípios de Aldeias Altas, Caxias e São João do Sóter, no Estado do Maranhão.
Promover estudos e ampliação de conhecimentos quanto às possibilidades de buscar parcerias com o MIT e com o Solve Members, também com o intuito de promover atividades e projetos em conjunto com a Sodec.
O que outras pessoas estão dizendo
O presente projeto oferece opções de cuidados nas esferas biopsicossociais, com potencial para a saúde mental de meninas adolescentes e adultos jovens com ações subsidiadas por meio de equipamentos, soluções tecnológicas e inovadoras promovendo uma seleção para o mundo digital e como superação de contextos de vulnerabilidade, violência desvinculada na gravidez precoce, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, ameaça de abuso sexual, treino de habilidades socioemocionais que envolvem jovens para o exercício da cidadania. O prêmio Inovação para mulheres contribuiu para a ampliação do projeto Menina Informada que será oferecida para outras meninas e famílias que vivem em contextos de extrema pobreza, nas zonas periféricas e na zona rural do município de Caxias - MA,
O que outras pessoas estão dizendo
Objetivamos desenvolver softwares, jogos, materiais pedagógicos e educacionais sobre como trabalhar como uma quantidade maior de pessoas, não usar apenas o nível local, mas mundialmente ter acesso a conteúdos, ações, aprender propagadas nas ações do Projeto Menina Informada, por meio de prêmio poderá investir em novos equipamentos, treinamentos e expansão da equipe para outros territórios, urbanos e agrícolas, para promover uma maior inclusão social e digital, minimizar desigualdades, preparar para o mercado de trabalho, enfrentar como dificuldades no meio de treinamento de habilidades sociais , evitar suicídio e valorização da vida e auxiliar na diminuição dos índices de evasão escolar, auxiliar na saúde mental e física, potencializando o bem estar e a qualidade de vida.
O que outras pessoas estão dizendo

Coordenadora de Projetos
Presidente