Menos plástico, mais consciência, vista essa moda.
As cidades de São José do Mipibu e Nísia Floresta, RN/Brasil, apresentam dezenas de atividades turísticas, que recebem milhares de pessoas por ano. Juntas apresentam uma população de 71501 habitantes, dos quais 12.255 são alunos do ensino fundamental. Em vista que o consumo de plásticos, principalmente copos descartáveis, é intensa, sugere-se ações de educação ambiental e processo de reaproveitamento de copos para produção de tecidos têxteis, através da extrusão e a moldagem por injeção. Desta forma, espera-se mudanças nos hábitos de vida população e turistas, acrescidos do estimulo a economia pela produção de roupas a partir de material plástico.
As cidades de São José do Mipibu e Nísia Floresta, RN/Brasil, apresentam dezenas de atividades turísticas, que recebem milhares de pessoas por ano. Juntas apresentam uma população de 71501 habitantes, dos quais 12.255 são alunos do ensino fundamental. Nesta regiões são descartados inadequadamente no ambiente grandes volumes de materiais plásticos, entretanto, com baixa reciclagem ou reaproveitamento. Decorre principalmente, pela falta de recursos humanos qualificados, financeiros e logísticos. Assim, 71501 habitantes, desta região são afetados diretamente, além dos impactos sobre a fauna e flora de matas, praias, rios e lagoas da região.
Espera-se trabalhar junto as escolas, de forma a contribuir com futuros cidadãos conscientes sobre o consumo e descarte adequado de plásticos na região. Bem como propor práticas de reciclagem do plástico, principalmente copos plásticos para produção de tecidos têxteis. Desta forma, pode-se-a contribuir com a redução de impactos ambientais e geração de renda com o produtos deste processo.
Ações de educação ambiental, poderão ser utilizados em escolas através de oficinas, rodas de conversas e vídeos educativos. Além disso, visitas de campo, em pontos turísticos da região reforção o caráter educativo da ação. Aos comerciantes e empresários da região, palestras podem ser realizadas de forma a estimular a coleta adequada destes materiais, de forma que possam ser encaminhados para reaproveitamento na produção de tecidos têxteis, através da extrusão e a moldagem por injeção.
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Permite que o setor público, especialmente os municípios, possam realizar testes e implementar sistemas novos e inovadores em sua gestão de resíduos
- Protótipo
A maioria das ações propostas envolvem basicamente intervenções educativas ou para fins de artesanato, entretanto, a incorporação de processos tecnológicos, principalmente no que tange o reaproveitamento dos plásticos para a produção e itens de maior valor agregado, como a tecidos têxteis e roupas. Isto poderá estimular, junto as prefeituras locais a criação de cooperativas que oportunizem geração de renda a população local, uma vez que as oportunidades de empregos são baixas nesta região.
O processo de educação ambiental proposto em escolas e empresas locais, se fazem importante para estimular a redução na geração de resíduos plásticos, coleta seletiva e reciclagem. Conforme descrito por, AIZENSTHEIN, E. M. Bottle Wastes − to Textile Yarns. Fibre Chemistry volume 47, pages343–347(2016), trata-se de uma possibilidade potencial de redução de danos ambientais acrescido de potencial econômico, uma vez que o descarte inadequado e consumo de produtos plásticos será reduzido, acrescido da geração de produtos têxteis com potencial econômico.
- Outros
- Mulheres e meninas
- Crianças e adolescentes
- Baixa Renda
- Formuladores de políticas/governo
- Empresários
- Brasil
- Brasil
Espera-se na atualidade alcançar 90.000 pessoas, podendo ser atingida 150.000 nos próximos 05 anos.
Espera-se reduzir o descarte inadequado de materiais plásticos em 40%;
Aumentar a coleta seletiva de plásticos na região em 50%;
Reduzir em órgão públicos o consumo de copos plásticos em 60%;
Implementar programas de educação ambiental sobre plásticos em todas as escolas públicas de Nizia Floresta e São José do Mipibu;
Mensurar a relação plástico reciclado / roupas produzidas em cada município;
Mapear o potencial sócio-econômico das roupas produzidas para fins comerciais;
Espera-se colaborar com os municípios Nizia Floresta e São José do Mipibu, RN/Brasil, com a redução na compra e descarte de produtos plásticos, principalmente copos descartáveis;
Estimular a coleta seletiva em áreas turísticas;
Desenvolver programa de educação ambiental em escolas públicas locais;
Demonstrar o potencial econômico do reaproveitamento de resíduos plásticos para produção de roupas e tecidos.
- Falta de recursos financeiros, que inviabilizam execução das ações propostas;
- Baixo esclarecimento da população local sobre o tema, que poderá ser contornado, através de programas de educação ambiental.
- Busca de apoio financeiro em agências de fomento e empresas locais;
- Implementação de programas de educação ambiental.
- Minha solução já está sendo implementada na América Latina e no Caribe
Ações de educação Itinerante têm sido implementadas em escolas públicas do Rio Grande do Norte, com intuito de contribuir com a educação ambiental de crianças e adolescentes. Entretanto, se faz necessária aquisição de recursos que possibilitem ampliar essas ações e implementar o programa de reciclagem dos plásticos.
- Otros, por ejemplo, parte de una organización más grande (explique a continuación)
Sou professor e pesquisador de uma universidade pública, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que busca desenvolver ações de pesquisa e extensão em comunidades, de forma a se resolver problemas destas.
Temos dois docentes e 03 discentes, podendo ser expandida com a aquisição de recursos.
Temos um especialista em tecidos têxteis e um pesquisado na área de meio ambiente, que juntamente com as prefeituras poderão oferecer soluções para as problemáticas anteriormente listadas.
A universidade que atuo, anualmente libera editais de apoio a ações de extensão, sendo estimulados contatos com prefeituras do Rio Grande do Norte para realização de ações junto a escolas públicas locais em diversas temáticas.
Os empresários e instituições públicas poderão ser beneficiadas com redução de gastos com compras de copos e produtos descartáveis.
A população local poderá ser estimulada a trabalhar com a reciclagem gerando itens de valor agregado.
Espera-se em 4 anos, demonstrar a viabilidade financeira do projeto, integrando setores públicos e privados.
A região proposta apresenta grande problemática com material plástico, sendo oportuno a presente temática pelo Grupo BID. De forma que riscos ambientais possam ser mitigados, população sensibilizada, bem como ganhos econômicos possam ser gerados.
- Tecnologia
- Mídia e oportunidades para palestrar
- Outros