Projeto Rejeito Mínimo: plásticos
O projeto Rejeito Mínimo: Plásticos objetiva contribuir com a redução de plásticos, que embalam diversos produtos e viram resíduo, ou rejeito, conforme sua destinação. A proposta é estimular a venda a granel dos produtos que seja possível, diminuindo as sacolas e demais formas de invólucros que acompanham estes produtos. Sendo assim, o escopo do projeto é a criação de uma franquia (Denominada A GRANEL) que ofereça a maior gama de ofertas a granel e ao mesmo tempo seja um ponto de entrega voluntária de embalagens plásticas para encaminhamento à reciclagem. Segundo o SEBRAE, o sistema de franquias, devido ao grande número de redes hoje espalhadas pelo mundo, é familiar a todos. Uma empresa, por ser franquia, terá o direito de utilizar a marca de outra, comercializará seus produtos e serviços e gerando a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio nos diversos locais onde ele se deparar com aquela marca.
O foco do projeto é a redução do consumo de plásticos de uso único, com a substituição da oferta de produtos embalados por produtos à Granel para a venda no varejo. A proposta apresentada visa a mudança de comportamento em busca do consumo sustentável. Além de reduzir o rejeito pós-consumo, promover uma economia nas compras e ainda pretende se tornar um negócio em escala internacional, criando emprego e renda. Por fim, estimulando a indústria da reciclagem de plásticos, sem esquecer da Educação Ambiental para a preservação do Planeta. Vinte por cento dos lucros do negócio devem ser destinados à projetos e empreendimentos de reuso e reciclagem de dos plásticos de uso único. Além disto, complementarmente todos as estruturas de vendas (Quiosques) serão montadas com produtos reciclados.
Na verdade, o projeto pretende abranger os consumidores em geral, mas apoiar com os dividendos a indústria da reciclagem de plásticos. Cada Arranjo Local deverá buscar atender às necessidades específicas quanto à empregabilidade de recursos humanos e investimentos em iniciativas de recicladores. Nossa atuação junto ao GIRS - Grupo Interinstitucional de Resíduos Sólidos, ligado ao CDL - Clube de Diretores Lojistas de Florianópolis onde participam diversos atores da Sociedade Civil , incluindo catadores, vai na direção de iniciativas inovadoras. Nossa Empresa de Consultoria Ambiental, a Senso Consultoria apresenta diversas soluções sustentáveis, entre elas este Plano de Negócios.
Diariamente são comprados milhões de produtos embalados em plásticos que viram “lixo” antes mesmo do consumo. A GRANEL vem para oferecer alternativa com vistas a dar a opção ao consumidor de comprar apenas a quantidade que será usada e de reduzir a quantidade de resíduos/rejeitos, contribuindo com a saúde do Planeta e ainda poupando dinheiro! O modelo de negócios aqui desenvolvido cria uma franquia que vende apenas à granel, e ainda um PEV de embalagens plásticas que serão destinadas à reciclagem.
A Granel ajuda o Meio Ambiente
Antes de mais nada vamos à razão mais óbvia: se não são utilizadas embalagens você está evitando a produção desenfreada de plásticos cujo destino é simplesmente o lixo. O a granel é muito incentivado por ambientalistas do mundo todo, que são adeptos dos conhecidos "3 Rs" (reduzir, reutilizar e reciclar). Não é preciso levar tudo em uma sacola. No caso dos grãos, uma boa ideia é colocá-los em potes nos quais seja possível armazenar a quantidade adequada. Depois é só usar o recipiente novamente, fazendo jus à ideia do reutilizar.
Evita a contaminação por resíduos
Embora não comprovada o próprio Instituto Nacional de Câncer afirma que "aquecer alimentos ou adicioná-los quentes a recipientes plásticos aumenta o risco de câncer". Isso porque esse material "pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A e os ftalatos".
Certeza de consumir alimento fresco
Produtos a granel não possuem data de validade, já que não estão embalados. Isso não significa, claro, que eles durem mais, pelo contrário: é preciso ficar bem atento para não deixá-los estragar. Ao mesmo tempo, esse curto período de vida simplesmente mostra que o alimento é mais fresco sendo bem mais saudável.
Evita o desperdício
É muito triste ver que determinado alimento estragou e deverá ser jogado fora. Muitas vezes o produto é vendido numa quantidade maior que a consumida pela pessoa, e por isso parte dele acaba indo parar no lixo. Mas ao comprar a granel é possível escolher exatamente o quanto cada um quer levar para casa, evitando o desperdício.
É mais barato
Você não estará pagando pelo custo da embalagem e da armazenagem na fábrica, apenas pelo alimento em si. Isso sem falar que, ao comprar apenas a quantidade que irá realmente consumir, você acaba levando menos para casa. Como resultado, paga um valor menor, a qualidade de vida aumenta e o planeta agradece.
- Altera os modelos de negócios para usarem menos plásticos em embalagens e transporte
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Protótipo
O problema da quantidade de rejeitos gerados está diretamente relacionada ao modelo de desenvolvimento e consumo da população. A problemática dos Resíduos Sólidos não pode ser encarada se não vista como uma questão cultural. O projeto da franquia denominada à Granel aponta para a direção da economia circular, onde as próprias instalações são montadas com o resultado (produto) final do consumo, ou seja, com a reciclagem dos resíduos coletados nas próprias Unidades (Quiosques), encaminhados à indústria recicladora. Ademais, um monitor (em cada quiosque) estará full time apresentando videos diretamente relacionados com o consumo e descarte de plásticos. Adicionalmente o negócio destinará 20% dos lucros para estimular a implantação de indústrias recicladora e projetos de reuso destes resíduos.
A proposta ataca desde a redução da geração de rejeitos, como a questão da alimentação saudável, geração de emprego e renda e a educação ambiental. Ainda visa estimular a cadeia de negócios da reciclagem e a pesquisa para alternativas mais adequadas a utilização dos plásticos de uso único. Dependendo da escala (quantidade de Unidades instaladas, pode-se atingir resultados surpreendentes, em escala mundial.
- População urbana
- Brasil
- Brasil
Atualmente trabalhamos apenas no protótipo e no Plano de Negócios. Em um ano pretende-se atingir dezenas de milhares de pessoas e em cinco anos centenas de milhares.
Como afirmado desde a apresentação da proposta, é baseada no tripé da sustentabilidade, com o viés econômico (geração de emprego e renda), social (inclusão social dos funcionários e catadores) e ambiental (redução da poluição)
Multiplicar a ideia e o número de unidades e acompanhar o crescimento exponencial da reciclagem de plásticos, em paralelo à substituição daqueles de uso único por alternativas ecosustentáveis.
As barreiras são as dificuldades financeiras e a maior disponibilidade de tempo para desenvolvimento do projeto.
Trabalhando com parcerias.
- Planejo expandir a implementação da minha solução para a América Latina e o Caribe
O negócio proposto não tem fronteiras. É um desafio mundial (global) e não apresenta qualquer "contra-indicação" para ser expandido para todo o planeta!
- Con fines de lucro
A Senso conta com 7 colaboradores, porém este projeto está sendo enviado por apensas dois deles.
A equipe é composta por especialistas e técnicos com experiência na área ambiental e econômica.
Não há parcerias formalizadas todavia.
O negócio em si deve ser econômico (baixo custo), flexível (adaptável) e pequeno, podendo ser instalado em locais de grande movimento como Shoppings e Lojas de Departamentos, entre outros locais compartilhados. Isto possibilita a multiplicação e publicização do projeto e permite que as pessoas tenham a oportunidade de conhecê-lo, tornando-se assim um vetor de Educação Ambiental e de Consumo Consciente.
A escolha dos produtos e fornecedores é parte fundamental, devendo obedecer critérios de qualidade e responsabilidade. Faz-se-á necessário desenvolver a logística dos produtos, sendo o armazenamento um fator complicador.
Porém, o fator diferencial é deve ser o marketing, que deverá discutir exatamente a proposta do consumo consciente, em quantidades necessárias e sem plásticos...
Parte dos dividendos devem ser aplicados obrigatoriamente na indústria da reciclagem de plásticos, buscando a economia circular. Neste sentido os “quiosques” devem ser montados com produtos reciclados. A placa/tela com o nome da empresa exibirá, full time matérias sobre o uso nocivo e as possibilidades de reciclagem...
Assim estabelecem-se os três pilares da proposta:
· Aproveitamento de materiais reciclados,
· Consumo Consciente, e
· Educação Ambiental.
Para Miguel Bahiense, Presidente da Plastivida,
“Reconhecemos que existe um excesso de consumo de produtos diversos. E a educação é a solução para isso e essa solução passa pelo consumo consciente. Só vou consumir o que realmente preciso. Além disso, o descarte tem de ser correto, que é a porta de entrada para um processo de economia circular, em que o produto seja continuamente coletado e reciclado”.
[i] Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/...
O Plano de Negócios aponta para as estratégias e parcerias que viabilizarão a expansão do negócio.
Toda a equipe Senso trabalha com Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis. O líder da equipe, adicionalmente Coordena a área de Resíduos Sólidos Urbanos da Agência Reguladora de Serviços Públicos do restado de Santa Catarina e convive constantemente com as discussões acerca desta problemática e suas possíveis soluções.
- Modelo de negócios
- Tecnologia
- Distribuição
- Modelo de financiamento e receita
- Monitoramento e avaliação
- Mídia e oportunidades para palestrar
Seria interessante a parceria com o SEBRAE, com a Indústria da Reciclagem e outras entidades com interface na solução do desafio apontado. Quicá com alguns agentes de financiamento.

MSC
