Projeto para consolidar o Setor de Reciclado do Grupo
Reduzir a quantidade de plástico e outros materiais recicláveis no lixo de Goiânia-Go, em especial no bairro onde atuamos; o Finsocial, por meio de cursos, palestras e publicando matéria nas redes sociais sobre o assunto.
Estamos propondo trabalhar para reduzir a quantidade de plástico nos aterros sanitários.
A discussão do assunto deverá contribuir para a redução e separação de material reciclável e por certo refletirá na redução de lixo nos córregos e rios da região. Poderá contribuir para a redução de ratos, baratas e doenças propagadas.
Os problemas ambientais nas cidades brasileiras, em especial nos grandes centros são causados pela excessiva produção de lixo, que além de poluírem, produzem gases e causam infestação de ratos, baratas e outros insetos transmissores de doenças. Milhares de pessoas contraem doenças no Brasil e América Latina. A grande produção de lixo exige vultosas somas de recursos para sua coleta e acondicionamento em aterros sanitários.
Na atualidade, governos, empresas e a sociedade estão empenhados em conscientizar a população, e um meio eficiente tem sido a utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
O problema é agravado em função da baixa escolaridade da população de áreas periféricas, portanto a realização de cursos palestras para as crianças da creche, seus familiares e moradores do Finsocial poderá trazer uma pequena contribuição.
A Proposta Político-Pedagógica da Creche Espírita Luz do Caminho serve como base para criar um guia para que a comunidade escolar-alunos, pais, professores, funcionários e gestores consigam transformar sua própria realidade; tem como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito e à convivência com outras crianças.
Já realizamos um pequeno trabalho com as crianças acima de três anos e pretendemos intensificar as ações estendendo aos familiares e residente do bairro.
A aprovação do nosso pedido permitirá a continuidade do nosso trabalho de recolhimento e separação de plásticos no município de Goiânia-Go, que desenvolvemos há 15 anos e retiramos do material que seria colocado no lixo cerca de 15 toneladas todo mês.
Promover trabalho de conscientização pelas redes sociais. Realizar palestras sobre o tema, em especial no Finsocial, local onde atuamos no amparo ao idoso e à criança.
O Grupo Fraterno de Assistência Social foi fundado no dia 10 de agosto de 1978, suas atividades no campo social abrangem: assistência às crianças carentes, mães gestantes, idosos portadores de deficiências físicas, portadores de perturbação mental, ex hansenianos, moradores de rua entre outros.
Grupo desenvolve suas atividades em duas frentes: O Solar com 40 idosos com idade igual ou superior a 60 anos de idade e na Creche com crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
O Solar em referência teve sua construção iniciada em 20.07.1991 e concluída em 30.05.1993, numa área de 1.500 metros quadrados, com capacidade para abrigar 50 idosos de ambos os sexos em regime de moradia diuturna. A referida obra foi construída em forma de mutirões realizados aos sábados e feriados, por pessoas de boa vontade e voluntários diversos. O Solar foi inaugurado em 01.12.1993, e seu funcionamento em definitivo no dia 01.01.1994. Suas instalações possuem todas as dependências necessárias, oferecendo de modo racional, disciplinado e ético, uma estrutura profícua e saudável aos idosos de Goiânia e excepcionalmente de outras cidades.
A “Creche Espírita Luz do Caminho”, parte do departamento filantrópico do grupo, foi inaugurada em 01/02/1991, hoje com a denominação também de Centro de Educação Infantil, foi criada com a preocupação de proporcionar às crianças, enquanto as mães estivessem no trabalho, um programa integrado de saúde, alimentação, higiene, educação e lazer, consubstanciados à filosofia religiosa do grupo. A referida creche teve sua construção iniciada em 07/10/1989 e concluída em 25/10/1990, em regime de mutirão, numa área de 1200 metros quadrados, situada no Setor Vila Finsocial. Atende no momento 128 crianças.
Grupo desenvolve suas atividades em duas frentes: O Asilo com 40 idosos com idade igual ou superior a 60 anos de idade e na Creche com crianças com idade variando de 6 meses a 5 anos de idade.
O serviço que o Grupo Fraterno de Assistência Social presta é por meio de trabalhadores voluntários, cerca de 20, que trabalham aos sábados separando plástico transparente, colorido, pets, plástico duro, jornais, papeis diversos, papelões, alumínio.
Não temos equipamentos para fazer separação, a mesma é feita manualmente e caso venhamos a ser contemplados pretendemos adquirir equipamento para prensagem, pois reduz o volume e aumento a renda.
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Expansão
O trabalho estará voltado prioritariamente para motivar a população que reside próximo a Creche por meio de cursos, palestras e outras campanhas educativas através de redes sociais.
Treinamentos abordarão práticas do processo de coleta, acondicionamento e seleção de materiais recicláveis junto à comunidade de pais e alunos além de abranger o restante da comunidade local.
A instituição requerente possui 15 anos de trabalho, retirando cerca de 15 tonelada/mês de material que seria lançado em aterros. Cientes de que nosso trabalho não resolve o problema do "lixo", mas é com essa ideia que tentaremos transformar a região da cidade (onde estamos localizados) em um local mais limpo contribuindo para a redução de ratos, baratas e outros insetos melhorando a qualidade de vida e saúde da população.
- Mulheres e meninas
- Crianças e adolescentes
- Terceira idade
- População urbana
- População carente
- Baixa Renda
- Brasil
- Brasil
1. 260
2. 450
3. 800
-Ambiental: 180 toneladas/ano recolhidas e destinadas corretamente.
-Social: melhoria na qualidade de vida e saúde pública
-Econômico: aproximadamente R$60.000,00 proveniente da comercialização do material reciclado, sendo este valor integralmente aplicado nas obras sociais da instituição, no amparo à criança e ao idoso.
Com a experiência já adquirida e com as melhorias advindas do nosso empenho como instituição, bem como dos recursos de projetos e doações, e considerando a meta de expansão da atividade por certo contribuirá para expandir o projeto à outras cidades e instituições.
Barreiras econômicas para provomermos melhorias estruturais no setor, e voluntariado.
Buscando diferentes fontes de financiamento e divulgação do projeto para propiciar a aproximação de voluntários.
- Minha solução já está sendo implementada na América Latina e no Caribe
Atividade já estabelecida e consistente na cidade de Goiânia-GO - Brasil, possibilitando, através de nossos resultados financeiros com a comercialização do material selecionado, a melhoria na qualidade da educação fornecida a crianças entre 6 meses e cinco anos de vida.
- Sin fines de lucro
Contratados externos: 05
Funcionários em período integral: 04
Voluntários: 15
O trabalhos continuado durante 15 anos nos permitiu adquirir a experiência necessária para a ampliação de nossos objetivos como transformadores da sociedade.
FUNAPE, UFG, COPEL, e diversas empresas varejo.
Comercialização de materiais selecionados que iriam para os aterros sanitários com a aplicação de recursos provindos destes em obras assistênciais como a creche, asilo moradores de rua e ex hanssenianos.
Com a aprovação deste projeto viabilizará a reforma e expansão do setor, melhorando assim nossa capacidade de coleta e armazenamento, gerando maior capacidade de receita liquida.
Projeto para consolidar o Setor de Reciclado do Grupo Fraterno de Assistência Social