Kit de Sacolas Reutilizáveis para Compras (KSR).
Através da observação das assustadoras estatísticas a respeito dos problemas gerados na América Latina, Caribe e grande parte do Planeta, pelo descarte indiscriminado de plástico, essa proposta é sugerida como solução urgente a ser adotada. A proposta consiste em retirar de circulação o maior número possível de sacolas plásticas para compras, substituindo-as pelos Kits de Sacolas Reutilizáveis. Produzidas em algodão reciclado ou orgânico, tal conjunto é formado por três ou mais sacolas, sobrepostas e enroladas, em seguida acondicionadas em estojo. A novidade aqui está na convidativa funcionalidade e comodidade para carregar as sacolas, de maneira organizada e portátil que proporciona fácil acomodação em bolsas, mochilas, porta-luvas, porta-malas, estando sempre “à mão” dos consumidores no momento das compras. E, principalmente, a solução apresenta o caráter sustentável da reutilização, somado à facilidade da indispensável higienização periódica (com uso mínimo de detergentes em lavadoras de roupas, inclusive), para a prevenção de contaminações.
Conforme o blog Senac SP., por ano, são descartados oito milhões de toneladas de plástico em nossos oceanos e são usadas até 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis no mundo. Toda e qualquer proposta para debelar tais números, há de ser avaliada; no entanto, problemas causados pelas atitudes cotidianas das populações humanas têm ainda mais urgência, posto que serão as próprias pessoas, as responsáveis pela manutenção de hábitos ou novos hábitos de cuidados que passarem a ter com o meio ambiente. Têm havido, em muitos lugares, esforços para a diminuição do uso das sacolas plásticas para compras, mas como são apenas locais ou pontuais, ainda estão longe de serem mudanças significativas. Além da maioria das práticas para tais mudanças, não terem respaldo na força de leis, as propostas ofertadas aos consumidores de supermercados, por exemplo, são nada práticas ou convidativas, como a substituição por caixas de papelão, sacolas grandes reutilizáveis em nylon ou ráfia, ou de papelão, pouco resistentes ou ainda as unidades soltas das sacolas de algodão, de transporte e acomodação, quando vazias, nada estimulantes. Então, os KSRs são uma proposta atraente; funcional; durável; de rápida, prática e econômica higienização, principalmente se a baixos custos.
O público alvo são os consumidores, de maneira geral, que precisam de sacolas para acomodar e transportar os produtos que adquirem nos estabelecimentos varejistas. De maneira mais específica, são os consumidores de feiras, supermercados, hipermercados e similares. A solução para que tais consumidores concordem em substituir a comodidade de usarem sacolas plásticas descartáveis (distribuídas gratuitamente nestes estabelecimentos ou vendidas a valor irrisório), pelos KSRs está em ofertar a esses consumidores um produto muito mais durável, ecologicamente correto, economicamente viável, que será apresentado a eles com um conceito mais convidativo, com a garantia de terem sido fabricados com base em respeito ambiental e social. Além da preocupação ambiental com o processo de fabricação das sacolas de algodão, deverá ficar explícito o benefício de, no momento em que as sacolas não mais servirem ao que se propõem, poderão ser encaminhadas para reciclagem. E, no caso de serem descartadas, no final de seu ciclo de aproveitamento, não significarão risco ao meio ambiente.
Sou pedagoga de formação. Desde 2005 realizo pesquisas e estudos sobre comportamento e boas-maneiras e escrevo sobre o assunto, sendo que meu livro “ Etiqueta Sustentável” (também em formato e-book), foi publicado pela Editora Paulinas, em 2014. Essa publicação proporcionou-me a satisfação de abordar acerca do tema sustentabilidade doméstica, com maior alcance do público leitor, já que a Paulinas tem uma distribuição muito ampla por todo Brasil. Tenho também em andamento, já em fase final, um processo junto ao INPI, para obtenção de concessão de patente do modelo de utilidade do “Conjunto de Sacolas Reutilizáveis para Compras” (caso seja de interesse, posso enviar-lhes cópia desse processo de inovação incremental, inclusive para que possa complementar a minha explanação a respeito da solução aqui proposta).
Com relação especificamente a esse KSR (Kit de Sacolas Reutilizáveis), que é como chamei esse “Conjunto de Sacolas Reutilizáveis para Compras”, gostaria de dizer que tenho buscado parceria(s) que se interesse(m) em fabricar efetivamente esse modelo de utilidade, usando meios sustentáveis de produção do início ao fim do processo.
O número assustador de sacolas plásticas descartáveis que são consumidas, a todo momento, não somente na América Latina e Caribe, como também por todos os cantos de nosso Planeta, dita uma urgência de se conscientizar o público alvo dessa iniciativa para uma mudança do mau-hábito de consumo de sacolas plásticas descartáveis. Hábito esse que está, infelizmente, quase que cristalizado em muitas culturas consumidoras, com pouquíssimas exceções. O trabalho de reeducação ambiental, a partir da mais tenra idade escolar é outra proposta que poderá, inclusive compor e se associar à ideia dos KSRs, aproveitando para imprimir nas próprias sacolas de algodão, frases conscientizadoras que espalhem por todos os mais remotos lugares que alcançarem, os princípios de uma vida doméstico sustentável.
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Protótipo
- Outros
- Outros