TAMPAS PLÁSTICAS IMPERDÍVEIS
O PROBLEMA é a intensa Poluição Ambiental, incluindo os Oceanos, por Plásticos de todo tipo, em que as Tampas Plásticas de Garrafas, Potes e Frascos, e estes próprios, especialmente as pequenas, causam grandes danos a todo o Meio Ambiente.
A SOLUÇÃO que estamos propondo é por meio de Novo Design Caracterizado por Inovações, Disruptivas e Incrementais, para as Tampas Plásticas.
MUDANÇAS: Alertar e Motivar as Populações e as Tornar Mais Conscientes para as Questões Ambientais e as Estimular a Colaborar com a Economia Circular para auxiliar a Reduzir a Poluição, favorecendo o Reuso e a Reciclagem de Plásticos que a nossa Solução irá proporcionar industrialmente.
ESCALA DO PROBLEMA: É generalizada a Poluição Ambiental por Descarte Aleatório e Perdas de Tampas Plásticas de Garrafas, Potes e Frascos.Isso acontece no Brasil, na América Latina e Caribe e em todo o mundo.
http://tvbrasil.ebc.com.br/cam...
https://www.unenvironment.org/...
https://envolverde.cartacapita...
https://www.ecycle.com.br/comp..
https://exame.abril.com.br/bra...
https://theintercept.com/2019/...
QUANTAS sejam as pessoas que habitam todas as regiões do mundo, notadamente as menos esclarecidas de America Latina e Caribe (população estimada > 625 milhões de habitantes), todas são afetadas direta ou indiretamente pela Poluição, inclusive floras e faunas.
https://theintercept.com/2019/...
FATORES que contribuem para o Problema são o alto consumismo, o baixo índice de consciência ambiental e poucas práticas de mitigação, entre outros. As empresas da cadeia de produção de plásticos não estão necessariamente engajadas para realmente resolver esse tipo de problema; a ganância empresarial parece imperar!
https://www.unenvironment.org/...
http://www.neomondo.org.br/201...https://www.cepal.org/pt-br/da...
PÚBLICO ALVO: Todas as Populações Mundiais fazem parte do problema, desde Fabricantes, Fornecedores, Recolhedores e Recicladores de Materiais e Produtos Plásticos até os Consumidores Finais e os Elos de Reuso, Recolhimento e Reciclagem.
Tendo por foco o Brasil, a América Latina e Caribe poderemos dar início a um profícuo trabalho a ser replicado em todo o mundo !
Todos também deverão ser parte das Soluções, que incluem a Economia Circular, do Projeto à Reciclagem dos Produtos.
O nosso trabalho de Pesquisa Desenvolvimento & Inovação envolve Identificar, Pesquisar o Problema e Propor a Solução Inovadora para Reduzir o Descarte de Tampas Plásticas de Embalagens no Meio Ambiente e ao mesmo tempo Promover a Economia Circular no Setor de Plásticos por Reuso, Recolhimento e Reciclagem em sua toda sua Cadeia de Valor e setores correlatos.
A nossa SOLUÇÃO aqui apresentada é parte do Portfólio com diversas Soluções que propomos em nossa chamada "Organização" SITIMI Labs - Sustentabilidade Socioambiental com Alto Impacto Positivo.
Vejam vídeo anexado e site experimental:
https:/projeto sitimilabs.wordpress.com/
PRODUTOS: Design Inovador - "Tampa Plástica Imperdível" -Caracterizado por Inovações Disruptivas e Incrementais que possibilitam Patentes de Invenção, Design Industrial e Modelos de Utilidade.
SERVIÇOS: Registro e Licenciamento de Patentes Nacionais e Internacionais para os Produtos criados.
PROCESSOS e TECNOLOGIAS: os Processos usuais no ramo de Produção de Embalagens e Tampas Plásticas para Garrafas, Potes e Frascos com alterações nos moldes de fabricação, serão amplamente utilizados.As Tecnologias Disruptivas e Incrementais que propomos serão facilmente acrescentadas aos processos para alcançar os resultados esperados.
A nossa SOLUÇÃO aperfeiçoa o Design de Produto de Tampas Plásticas para Garrafas, Potes e Frascos proporcionando Economia no Uso de Matérias Primas, Redução de Desperdícios de Fabricação, Redução de Descarte Aleatório e Perdas de Tampas, Estímulo ao Reuso, Facilitação de Coleta e de Reciclagem.
O Licenciamento dos Direitos de Propriedade Industrial a serem obtidos poderá ser efetuado em todo o mundo para Fabricantes de Embalagens, Máquinas e Equipamentos, garantindo a alta escalabilidade da nossa Solução.
- Altera os modelos de negócios para usarem menos plásticos em embalagens e transporte
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Protótipo
Como mencionado acima, a nossa SOLUÇÃO aperfeiçoa o Design de Produto de Tampas Plásticas para Garrafas, Potes e Frascos, proporcionando Economia no Uso de Matérias Primas, Redução de Desperdícios de Fabricação, Redução de Descarte Aleatório e Perdas de Tampas, Estímulo ao Reuso, Facilitação de Coleta e de Reciclagem, executando claramente estas funções, como determinam os conceitos da ECONOMIA CIRCULAR.
A nossa SOLUÇÃO diminui fortemente, e de modo mais fácil, a incidência de Perdas e Descartes Aleatórios para o Meio Ambiente das Tampas Plásticas pelos Consumidores Finais dos Produtos fornecidos pelas Indústrias e Comércios relacionados, o que se constitui também em Inovação. A Consciência Ambiental de todos aumentará.
As Vantagens Industriais nos Processos, proporcionando Economias em Materiais, Produtividade e consequentemente Custos são outras das Inovações trazidas pelo nosso Design.
Ao longo das perguntas aqui na Inscrição, vários tópicos que se relacionam com a Teoria da Mudança, desde o Objetivo desta Chamada Rethink Plastics estão expostos em nossas respostas e conduzem bem a uma conclusão de alcance positivo da nossa Solução.
Mencionamos o Problema do Descartes Aleatórios e suas Consequências que Afetam as Populações e Meio Ambiente; a proposta de Design Inovador; o Mercado Global; os Benefícios para os Stakeholders, desde as próprias Populações, até os Fornecedores de toda ordem, incluindo Fabricantes.
Imaginar o que são os prejuízos causados por cerca de 11 milhões de toneladas de lixos plásticos descartados por ano somente no Brasil e ver quase que diariamente esses efeitos no Meio Ambiente nos leva a saber tanto da Negligência quanto da necessidade de Consciência Ambiental de todos e de Ações Efetivas para encontrar Soluções, uma dessas é a que propomos com nosso Design Inovador para Tampas Plásticas para Embalagens de Garrafas, Potes e Frascos.
- Outros
- Mulheres e meninas
- Crianças e adolescentes
- Terceira idade
- População rural
- População urbana
- População carente
- Baixa Renda
- Classe média
- Minorias / Populações que já foram excluídas
- Refugiados / Pessoas Deslocadas Internamente
- Pessoas com deficiência
- Formuladores de políticas/governo
- Empresários
Ainda não estamos alcançando nenhuma pessoa porque não operamos no momento.
Esperamos que a Alta Escalabilidade de nossa proposta seja difundida muito rapidamente, a exemplo da adoção das "tampas plásticas 26" que rapidamente tomaram o lugar das "tampas plásticas 28".
No Brasil, uma sondagem rápida levantou 115 fabricantes de tampas plásticas. Qual número existe no mundo ?
O mundo inteiro estará aberto !
AMBIENTAL: diminuição significativa de cerca de mais de 3 milhões toneladas de plasticos descartados;
SOCIAL: Conscientização prática, pelo exemplo e ação direta, da necessidade de Coleta, Reúso e Recicalgem de Plásticos, notadamente as Tampas Plásticas;
ECONÔMICO: Ainda que no momento seja difícil de mensurar, de imediato poderão ser vislumbradas vantagens econômicas relacionadas a Redução de Matérias Primas, de Custos, de Aumento de Produtividade, de Menores Danos ao Meio Ambiente e todas os Resultados Positivos inerentes.
Ainda mesmo em 2020 esperamos colocar em prática a nossa proposta por meio de, inicialmente, realizar os devidos Registros de Propriedade Industrial, precedidos e acompanhados dos Recursos de Investimentos necessários.
A proposta poderá ser facilmente replicada à partir da Apresentação Pública e Licenciamento de Direitos do nosso Produto "Tampas Plásticas com Design Inovador".
Todo o mundo será beneficiado, já partir do próximo ano. Assim esperamos.
A principal barreira neste momento é a Falta de Capital de Investimento para efetuar Registros e Acompanhamento de Direitos de Propriedade Intelectual.
Nos estudos que temos realizado não identificamos reais barreiras jurídicas,técnicas ou de mercado para nossa proposta. Ao contrário, há cada vez maior propensão global para a Adoção de Medidas de Proteção ao Meio Ambiente !
O nosso recurso disponível é o Capital Intelectual.
Esperamos que a nossa participação e eventual classificação na presente Chamada Rethink Plastics abra portas financeiras para ações imediatas.
- Planejo expandir a implementação da minha solução para a América Latina e o Caribe
X
O mercado está plenamente aberto.
É cada vez maior a atividade empresarial industrial e de finanças voltada para o Meio Ambiente.
Uma clara mudança de paradigmas está em movimento, Moral Money e ESG explanam:
https://oglobo.globo.com/opiniao/trilhoes-para-sustentabilidade-24198107
São centenas de fabricantes o setor de embalagens plásticas e todos os tipos de garrafas, potes e frascos utilizam tampas, maciçamente de plástico.
No Brasil uma sondagem rápida, via internet, levantou mais de 115 fabricantes.
Nossa proposta está perfeitamente inserida e atualizada para um mercado plenamente aberto.
- Híbrido con fines de lucro y sin fines de lucro
Trata-se de um proponente Inventor, que a desenvolve em carácter personalístico auxiliado por outras pessoas que trabalham de maneira informal.
A Equipe é Multidisciplinar, composta por pessoas de diferentes origens e graus de instrução, cerca de 25 atualmente, desde Voluntários, passando por Estudantes, Graduados, Pós-Graduados, Mestres e Doutores.
As colaborações ocorrem Sob Demanda, praticamente Sem Custos.
O que podemos definir como nossa Organização é denominada de Hub SITIMI Labs, que tem como Propósito Principal contribuir para a Implantação dos ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - da ONU, especialmente os objetivos # 6, # 7 e #12, neste último se enquadrando diretamente a nossa Proposta, relacionada à Economia Circular.
Sendo uma Proposta de Inventor, personalística, a questão se aplica diretamente ao Proponente, cuja Mini-Bio é a seguinte e demonstra sua capacitação:
EDUARDO MONTE. Palestrante.Tema: Apresentação Startup SITIMI Labs - Da Ideia ao Sucesso !!! Founder e CEO da Startup SITIMI Labs. Engenheiro de Produção. Consultor Empresarial com 25 anos de atuação em Tecnologia para o SEBRAE. Inventor Disruptivo e Incremental, incluindo ODSs. Empreendedor Serial em diversos ramos de Serviços, Comércio e Indústria. Mentor pró bono pela Mentores do Brasil - MBr. Organizador de Eventos.
Veja mais em:
https://www.linkedin.com/in/eduardo-monte-5580695b
https://www.escavador.com/sobre/2523207/eduardo-humberto-camara-monte
Como citado acima, os demais membros da Equipe Multidisciplinar, cerca de 25 atualmente, prestam colaboações Sob Demanda.
Estamos em constate atuação em busca de oportunidades para colocar nossas propostas do Portfólio em prática.
Neste exato momento não temos alguma parceria oficializada mas temos participado de Chamadas para Aceleradoras de Startups, como Bolssta de Founder Institute, Farm, AMA/Yunnus e outras, com alguns resultados positivos, sendo que fomos finalistas, na Aceleração Baanko-Challenge Rio2018, e selecionados em diversas outras, sendo a principal a Leapfroging FDC- Fundação Dom Cabral 2019.
Esperamos estar como parceiros com a Rethink Plastics !
Nosso Modelo de Negócios é B2B.
Faremos Licenciamento de Direitos de Propriedade Industrial para Clientes Fabricantes e Fornecedores de Embalagens, e suas Tampas Plásticas, que adotarão nosso Produto em benefícios próprios, de seus Consumidores e do Meio Ambiente
São milhares de Clientes em todo o mundo que serão fortemente estimulados e possivelmente até obrigados por Políticas Públicas, como no caso brasileiro de canudos plásticos, a adotar nossa Solução.
Nossa principal fonte de recursos financeiros para essa proposta deverá ser de Financiamentos Externos, incluindo Prêmios e/ou de Investidores.
Estimamos ser um Modelo de Empreendedorismo Social e Negócio Social, com Impacto Social Positivo, reinvestindo sempre os lucros em prol de todo o empreendimento.
E definições utilizadas pelo SEBRAE assim melhor vemos as possibilidades:
A liderada por Muhammad Yunus, economista pioneiro em usar o termo, fundador do Grameen Bank e ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006, defende que os investidores só podem recuperar o capital investido, sem direito a lucro e dividendos. O lucro deve ser totalmente reinvestido na empresa e destinado à ampliação dos benefícios sócio ambientais.
A corrente de Stuart Hart e Michael Chu, professores estudiosos do tema das Universidades de Cornell e Harvard, dos Estados Unidos, defende a distribuição de lucro por entender que isso possibilita atrair mais investidores e a criação de novos negócios na velocidade necessária para superar os desafios sociais existentes no mundo.
Acreditamos que o VALOR oferecido não se resume ao Prêmio em dinheiro.
A Premiação em dinheiro logicamente abre portas para darmos o primeiros passos com bastante firmeza para a Efetiva Implantação de nossa Proposta através dos Registros de Direitos.
O Networking, as Parcerias Potenciais e a Divulgação que possamos alcançar por Participação, Seleção e Classificação na Rethink Plastics têm enormes significados de Relacionamentos agregados aos quais esperamos ser merecedores!
- Distribuição
- Modelo de financiamento e receita
- Legal
- Monitoramento e avaliação
- Mídia e oportunidades para palestrar
- Outros
Reconhecimento e Pertencimento à Iniciativas para Um Mundo Melhor !
BID, MIT, PNUD, Black Rocks e semelhantes.