Plasticos Bellaforma
1. Descarte errado de garrafas pet
2. Diminuir a cadeia de reciclagem pegando as garrafas PET ainda no consumidor
3.Consumidor deixaria as garrafas PET (sem rótulo e lacre) nas escolas/entidades participantes, que acumulariam em big bags e venderiam ao projeto como matéria-prima. Cidades ganham, escolas/entidades ganham e meio ambiente ganha
O problema da baixa reciclagem da garrafa PET é ainda muito grande, acreditamos que independente do tamanho das cidades da américa latina e Caribe este problema é existente. Nossa proposta é diminuir a cadeia da reciclagem, "não tem por que a garrafa PET que tinha agua em seu interior ir ao lixo, para depois fazer um longo caminho de reciclagem". Então nosso projeto necessita que todos participantes façam uma pré limpeza das garrafas PET (tirando rótulo e lacres). Após isso, que aproveitem a ida as escolas para deixarem seu filhos e entreguem as garrafas limpas. As escolas acumulam e separam por cor (verde/cristal e coloridas). Quanto a escola tiver um volume especificado pelo projeto o parceiro de moagem faz a retirada e pesagem das mesmas. O projeto paga a escola valores bem mais interessantes que hoje o mercado paga aos catadores de rua, devido a eliminarmos atravessadores.
Percurso atual da garrafa PET
CONSUMIDOR>CATADORES DE RUA>ATRAVESSADORES>RECICLADORES>CONFECÇÃO DE BOBINAS DE PET>CONFECÇÃO DE EMBALAGENS
Percurso proposto pelo projeto
CONSUMIDOR>ESCOLAS>RECICLADORES>CONFECÇÃO DE BOBINAS PET>CONFECÇÃO DE EMBALAGENS
O que já acontece no nosso projeto é que os catadores de rua estão criando MEI e se tornando recicladores
-Catadores de rua: irão se formalizar e virar moedores/recicladores;
-escolas/entidades: ganham recursos financeiros para investirem em infraestrutura;
-prefeituras: sentem a diminuição de garrafas em aterros e com isso poupam recursos financeiros (pois pagam para aterrar matéria-prima) outro custo impactante para prefeituras é a coleta seletiva e o espaço que as garrafas PET ocupam no caminhão e containers;
-cidadãos: aprendem a cuidar do meio ambiente, aprendem sobre educação financeira e se aproveitam da infra estrutura das escolas;
-Plásticos Bellaforma: ganha como marca e também nossos clientes podem comprar embalagens nossas pois podem garantir aos clientes deles que as embalagens são de matéria-prima sustentável e certificada;
-comunidade: um mundo mais limpo
Nosso projeto diminui a cadeia da reciclagem da garrafa pet. Segue abaixo como:
As famílias limpam a garrafa pet tirando rótulo e lacre e em casos de refrigerantes passando uma agua. Após isso, os pais quando deixam os filhos nas escolas/entidades já transportam as garrafas PET separadas por cores (cristal/verde/colorido). As escolas acumulam as garrafas em big bags, quando tiverem um volume de em torno de 150 kgs entram em contato com o parceiro da cidade ou região que fará a retirada, pesagem e posterior moagem das garrafas. Aqui na nossa região as prefeituras estão recolhendo nas escolas 1 vez por mês e deixando para o catador (que virou MEI) e esta fazendo a moagem das garrafas. Assim que ele faz a moagem nos entrega na empresa e assim que nosso fornecedor tiver entrega de bobinas plásticas já recolhe as garrafas moídas e mistura na nova produção na porcentagem de 10%. Projeto prototipado em duas cidades da serra gaúcha em um população de 60 mil habitantes. Nos primeiros 7 meses foram recolhidas 5840 kgs de garrafas PET e revertido em torno de R$ 16.000,00 para escolas/entidades.
Nossa busca pelo valor é para poder replicar em cidades maiores o mesmo que já foi feito por aqui. Cidades maiores que são mais utilizadores de descartáveis.
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Permite que o setor público, especialmente os municípios, possam realizar testes e implementar sistemas novos e inovadores em sua gestão de resíduos
- Piloto
Nossa solução é inovadora devido a sua abordagem, a partir do momento que começamos a mudar a consciência das pessoas sobre a reciclagem. Em nosso país é muito comum tratar os recicláveis simplesmente como lixo, temos enormes problemas com garrafas pets jogadas em aterros criando bolsões de ar que levarão muitos anos para se decomporem. Além de ajudarmos a criar cidadãos mais conscientes também diminuímos os bolsões de ar, a emissão de CO2 relativa ao transporte pelos caminhões de lixo até as empresas de reciclagem e a quantidade de material descartado de forma errada. Ainda por fim, ajudamos instituições carentes para que possam melhorar suas estruturas de ensino a fim de proporcionar uma melhor experiência de ensino básico.
Através de conversas com a administração publica dos municípios já participantes do projeto conseguimos perceber que com pouco mais de 7 meses de projeto já se notam diminuições nos volumes de garrafas encontradas jogadas pela cidade, diminuição dos bolsões de ar em aterros, diminuição do volume de garrafas transportadas pelos caminhões de lixo. Também pudemos ver resultados nítidos nas escolas que já receberam valores relativos a venda de garrafas para nossa empresa, como compra de aparelhos televisores, reformas estruturais, aquisição de materiais de ensino, etc... temos tido grande receptividade da mídia e governos locais para prosseguir avançando com o projeto e nota-se cada vez mais a participação da comunidade como voluntários a fim de dar o destino certo ao material PET.
- Crianças e adolescentes
- Terceira idade
- População urbana
- População carente
- Empresários
- Brasil
- Brasil
1 Hoje atendemos duas cidades que se somam por volta de 90 mil habitantes, dessas cidades temos de 7 a 10 instituições participantes cada, somando cerca de 3 mil alunos que são beneficiados diretamente pelo projeto.
2 Para esse próximo ano esperamos criar solidez onde estamos e se for possível ampliar para mais duas cidades aumentando assim para cerca de 5 a 6 mil alunos beneficiados diretamente.
3 em cinco anos esperamos estar presentes em boa parte dos municípios da serra gaúcha, além de alguns pontos que já vem demonstrando interesse desde agora em outros estados e regiões, como mato Grosso do sul e a grande Porto alegre, é difícil mensurar em números as pessoas beneficiadas e o material arrecadado, mas projetando de maneira humilde podemos falar de 15 a 20 mil alunos beneficiados diretamente.
Começamos o projeto em meados de 2019 mas já é possível ver a grande diminuição de lixo encontrada nos bairros mais carentes, onde o empenho tem sido bem maior. Também nos foi passado pela administração pública comentários que indicam diminuição do material reciclável junto ao lixo orgânico. nos cunhos sociais e econômicos podemos ver várias escolas investindo em questões qua para muitos de nós são básicas, como livros, brinquedos educativos, passeios para conhecer nossa empresa e processo, e também incentivos criados pelas escolas a fim de motivar ainda mais os alunos a cooperarem com o projeto.
Para esse ano esperamos dobrar a quantidade de material recolhido e de cidades e instituições participantes, se conseguirmos chegaremos a marca de mais de 10 toneladas de material PET recolhido e cerca de 5 a 6 mil alunos beneficiados. Para os próximos 5 anos esperamos arrecadar mais de 50 toneladas de material PET, beneficiar diversas cidades e muitos alunos. Com um crescimento exponencial esperamos atender mais de 20 mil alunos diretamente, porém se levarmos em conta que os benefícios são levados para todas as cidades que participarem estaremos falando de impactos para com certeza alguns milhões de pessoas.
Nossas maiores barreiras são a de investimento financeiro e a cultural. Como compramos o material das escola ao mesmo preço vendido no mercado praticamente não obtemos lucro com o projeto. Fica então difícil disponibilizar pessoas e recursos para atender as escolas e entidades, além de não conseguirmos aplicar muito em novas tecnologias para facilitar a reciclagem do material. Quanto a cultural, temos uma cultura de descarte muito forte em nosso pais, temos várias empresas ainda fazendo embalagens sem a identificação de qual material ela é feita e de uso único.
No quesito cultural, estamos trabalhando principalmente com as series
iniciais nas escolas de ensino fundamental, a fim de em alguns anos
termos jovens e adultos com uma consciência formada sobre a importância
de reciclagem dos materiais plásticos. Na parte financeira estamos buscando fundos de investimentos e apoio a nossa causa. Além de estarmos em contato com empresas que que colocam no mercado garrafas PET, como empresas de água mineral por exemplo, com o objetivo de que se tornem parceiros do projeto e destinem valores que nos ajudem a manter o projeto. Ja tivemos algumas reuniões com empresas desse ramo que mostraram interesse em participar. Também estamos criando um plano para que nossos prórios clientes possam doar mensalidades para manter o projeto, visto que para muitos deles comprar produtos nossos proveniêntes desse projeto é muito importânte.
- Minha solução já está sendo implementada na América Latina e no Caribe
Nossas atividades hoje se concentram na serra gaúcha, interior do estado do Rio Grande do Sul. Como ainda é um projeto em fase inicial e de certa forma bem custoso e burocrático atendemos pouco território, porém pretendemos atender todas as 22 cidades da serra gaúcha e expandir para outros estados e metrópoles trabalhando com parcerias de catadores e prefeituras.
- Híbrido con fines de lucro y sin fines de lucro
Empresa com 24 pessoas
Para o projeto estamos em 3 pessoas em horários contraturno
Possuímos uma equipe bem engajada onde temos pessoas com formação em polímeros. Atuamos no ramo de embalagens plásticas a 13 anos e a 2 anos pensamos em mudar o caminho da reciclagem através do projeto.
Nosso parceiro é o banco Sicredi, atualmente nos auxilia na propaganda e fomentação do projeto.
Para nossos clientes que compram as embalagens para diversos usos, o ganho é de ter uma embalagem feita com matéria-prima sustentável, apesar de ser plástico têm um projeto por traz que beneficia muitas pessoas.
Para entidades/escolas o ganho é financeiro e estrutural.
Para prefeituras ocorre a diminuição de custos com bolhões de ar em aterros(que as garrafas PET ocasionam) e gastos com a coleta seletiva, pois a mesma garrafa ocupa espaço no caminhão.
Como a Plásticos Bellaforma já é sustentável financeiramente, este projeto é somente um braço comercial da mesma. Precisamos um capital inicial para ampliação em regiões maiores e um pouco distantes, onde possivelmente teremos que financiar moinhos a parceiros que o pagarão com a própria entrega de garrafas moídas.
Acreditamos que com o valor do prêmio, podemos estender o projeto a cidades maiores e com um impacto em um numero de pessoas bem maior. O valor auxiliará em custos com palestras nestas cidades e um possível financiamento de moinhos para os parceiros que eram catadores de rua. Além de um enorme ganho de credibilidade em nosso projeto e divulgação do mesmo.
- Distribuição
- Modelo de financiamento e receita
Coca Cola/Ambev/Empresas de Aguas minerais/PepsiCola, etc. Gostaria que se tornassem mantenedores do projeto pois é para eles que estamos trabalhando na verdade, auxiliando na logística reversa.

Reciclar é fazer Mágica