Loop Danone Brasil
O projeto LOOP foi criado para solucionar a problemática de resíduos descartados após o consumo, e a melhora de reciclabilidade dos materiais envolvidos. Neste cenário a lógica vigente é a da economia linear: fabricação com matéria prima virgem, uso e descarte. O LOOP visa fechar a circularidade dos galões de água.
O processo consiste em recuperar os galões de 20L de Bonafont, e usar esta resina para a fabricação de uma nova garrafa da marca, garantindo que 100% da matéria prima deste novo produto seja de material reciclado. Além disso, a garrafa não terá rótulos e sleeves diminuindo o consumo de material plástico e melhorando sua reciclabilidade
O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre o consumo consciente e a importância da economia circular dentro do universo de embalagens de bens de consumo e ainda sobre o impacto das nossas escolhas sobre o meio ambiente.
A problemática dos resíduos plásticos é uma realidade nas comunidades locais e globais, sendo assunto de extrema importância para discussão. Atualmente milhares de pessoas tem suas vidas impactadas por conta da poluição plástica e o Brasil está na 4º colocação mundial na geração deste tipo de resíduos. De acordo com a ONU, mais de 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto, dado alarmante quando se observa que a taxa de reciclagem brasileira é de apenas 2% segundo o Fundo Mundial para a Natureza do WWF. A reinserção das garrafas plásticas de volta ao processo de manufatura se faz assim extremamente necessária, visando a diminuição do plástico que pode parar em locais inadequados.
Cada vez mais a temática do uso do plástico e seus impactos está sendo levantada pela sociedade, questionando hábitos e modelos de produção. Sendo assim, olhamos de perto nossos processos e percebemos a oportunidade da reinserção de nossos galões na fabricação de novas garrafas. Conseguiremos unir a teoria de economia circular com a prática da real reutilização das embalagens Bonafont, garantindo segurança e sustentabilidade no processo.
O projeto vai de encontro com as novas tendências globais de consumo consciente e com a inovação dentro do processo, resultando em um modelo de negócios altamente replicável e com capacidade de ser escalável nos próximos anos.
O processo se inicia na recuperação dos galões 20L de Bonafont que não serão mais utilizados devido ao seu fim de vida útil. Os galões passam pelo processo de trituração, lavagem a frio e a quente do flake, em seguida a resina é fundida, filtrada, estrusada e transformada em pellets, em sua última etapa de reciclagem a resina é pós condensada para normatização de suas características físico-químicas. Essa resina cumpre com os requisitos de grau alimentício definidas pela regulação brasileira, tambpem cumprindo com os rigorosos requisitos de qualidade da Danone.. Após este processo, a resina é transformada em novas pré formas que são feitas em um de nossos fornecedores e moldadas em garrafas na nossa fábrica. Neste momento damos vida a uma nova garrafa de Bonafont feita de 100% resina reciclada que será envasada com água da marca e distribuída para venda.
- Altera os modelos de negócios para usarem menos plásticos em embalagens e transporte
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Protótipo
Inovação neste projeto se relaciona com o formato de reinserção da resina reciclada de PET em novas garrafas da própria marca, fechando a economia circular dentro da própria empresa. Garantimos a segurança alimentar e reciclabilidade das embalagens, pilares importantes para o desenvolvimento sustentável de nosso negócio.
Queremos empoderar os consumidores com a "Revolução Alimentar" apoiando que toda vez que comemos ou bebemos algo, estamos escolhendo o mundo que queremos viver. Desta maneira, oferecemos um produto com uma história positiva de sustentabilidade e diretamente apoiando uma nova forma de se produzir as novas garrafas 100% resina reciclada.
Os consumidores estão muito preocupados em relação ao uso de plásticos de uso único, embalagens e principalmente sobre o seu "end-of-life". Neste momento, além dos consumidores escolherem seus produtos com base na cadeia de produção, cabe as empresas repensarem seus modelos de oferta de produtos.
- População rural
- População urbana
- Brasil
- Brasil
Atualmente a solução pode alcançar os consumidores que vivem no estado de São Paulo – Brasil, em um início de produção de até meio milhão de garrafas. Em um ano esta solução terá um potencial de atingir até 6 milhões de garrafas produzidas.
O uso de plástico PET reciclado reduz em mais de 50% a emissão de carbono. A possibilidade de criarmos em escala uma solução que substitui a economia linear para em solução de economia circular mostra a factibilidade de sustentarmos nosso padrão de vida fazendo escolhas mais inteligentes em nosso ato de consumo.
Externalidades como o vazamento de plástico no meio ambiente são completamente evitadas com essa solução tecnológica e comercial.
Ampliamos a cadeia de valor no processo de recuperação e reciclagem desta resina, eliminando a necessidade de recorremos a fontes de material não renovável virgem, eliminando os custos de extração, refinamento, polimerização e transporte de plástico virgem.
Fortalecemos o compromisso de fortelecer a sustentabilidade de nosso planeta para a nossa e as próximas gerações.
Além da criação da circularidade interna em nossa empresa, aumentaremos o uso de plástico reciclado “food grade”em todo o portfólio de nossos produtos, almejando o atingimento de pelo menos 50% de plástico reciclado em nossos produtos até 2025. Ou seja, de cada duas garrafas vendidas, pelo menos a equivalência em massa de uma delas será recuperada e reinserida na cadeia de reciclagem e utilizada em nosso processo produtivo para a formação de nova garrafa.
Os custos envolvidos na reciclagem padrão “food safety” do PET são altos o que quase consistentemente mantém os preços do PET reciclado maiores que os custos no PET virgem. A cadeia de recuperação do plástico via logística reversa e posterior reciclagem ainda é frágil e bastante sub otimizada. A fragilidade do sistema de recolhimento de resíduos urbanos pelas prefeituras associadas aos hábitos de consumo e a falta de consciência ambiental dos consumidores, desde a escolha dos melhores produtos até a separação de seus resíduos não contribuem para uma alavancagem do sistema circular em substituição do sistema de produção e consumo lineares.
Criando a primeira embalagem do mercado brasileiro que utiliza uma das melhores tecnologias de reciclagem disponível no país. Explicação ao consumidor sobre o que é esse poduto e como as escolhas de consumo pelos nossa sociedade podem efetivamente ajudar a construir um sistema circular. Avançar na escalabilidade do uso de material reciclado em nossos produtos, mantendo os mesmos níveis de qualidade e eficiência nos processos de manufatura e logísticos. Aumentando a disponibilidade de oferta de produtos feitos sob a ótica da economia circular, a preços adequados.
- Con fines de lucro
Danone:
1 Diretor de P&D e Sustentabilidade
1 Diretor de Engenharia
1 Gerente Sr de Marketing
1 Gerente Sr de Vendas
1 Gerente Plena de Embalagem
1 Gerente Plena de Compras
1 Gerente Pleno de Engenharia
1 Gerente Pleno de Finanças
1 Gerente Plena de Regulatórios
1 Gerente Plena de Qualidade
Somos um time multidisciplinar e de diversas áreas de atuação, com know how em finanças, operações, comunicação & MKT e sustentabilidade, engenharia e desenvolvimento de embalagens
Parcerias comerciais e de desenvolvimento tecnológico para a sustentabilidade ambiental com foco na geração de resultados financeiros e de incentivo a substituição do sistema de consumo linear para o de consumo circular.
A Danone acredita em inspirar hidratação para toda a vida. Nossas pesquisam mostram que a hidratação está ligada à cognição e bem-estar geral - mas nós também descobrimos que nós não bebemos líquidos suficientes. Ao trabalhar com uma variedade de especialistas de saúde e governos, a Danone está ajudando milhares de pessoas a entender o papel vital que a água tem em nossas vidas.
Engarrafamos água mineral, garantindo sempre a proteção dos recursos hídricos, e distribuímos ao varejistas e distribuidores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 45% do volume do nosso negócio está concentrado no formato de garrafões retornáveis de 10l e 20l, atendendo especialmente os lares com famílias mais numerosas e estabelecimentos comerciais. Os outros 55% do volume de Bonafont vem dos formatos de uso único em garrafas que vão de 330ml à 7L, atendendo às necessidades dos diferentes perfis de consumidores em todas as ocasiões de consumo, facilitando com que os consumidores aumentem a frequência de ingestão de água e assim possam alcançar o consumo de água recomendado (a recomendação da OMS é de 2L de água por dia quando a média de consumo dos brasileiros é de 700ml).
O projeto foi desenhado para que seja financeiramente sustentável desde o seu nascimento, considerando que atenda às expectativas internas de rentabilidade e que chegue ao mercado com posicionamento de preço adequado à sua proposta de valor.
Visibilidade e reconhecimento para ajudar na propagação deste conceito ao consumidor bem como para parceiros de negócio e de soluções em larga escala.
- Modelo de negócios
- Tecnologia
Fornecedores de resina reciclada “food grade” – Desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem mais eficientes para redução de custos e completa descontaminação do polímero.
Transformadores de resina em embalagem – Adaptação de suas máquinas e processos para utilização de resinas recicladas
Startups – Criação de IA e blockchain para rastreabilidade das cadeias de recuperação e reciclagem de materiais plásticos
Centros de pesquisa e universidades – Definição de procedimentos de análises para certificação de qualidade das resinas recicladas