Avante! Recicla - Danone Brasil
Apenas 3% do lixo do Brasil é reciclado e a existência de milhares de lixões ou aterros irregulares impactam a qualidade de vida dos brasileiros. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável existe cerca de 1milhão de catadores no país que tiram seu sustento da atividade de catação, de maneira informal ou em cooperativas e associações. Lançamos um programa de reciclagem inclusiva que por sete anos apoiou cerca de 65 cooperativas e impactou a vida de mais 1300 catadores por ano, o Novo Ciclo. Em 2020, a Danone entrega o legado deste programa para a sociedade por meio do Avante! Recicla, que é lançado para seguir investindo no desenvolvimento de organizações de catadores e potencializar suas capacidades de auto-gestão e organização. Trabalhar para o desenvolvimento da inclusão de catadores faz parte da forma como a Danone atua, onde progresso econômico e social caminham juntos.
Em 2010, quando a lei n°12.305 foi sancionada e a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) instituída, a Danone enxergou uma possibilidade de atuação em prol do tema de descartes de resíduos sólidos. Após 2 anos de estudos, o programa Novo Ciclo (precursor do Avante!) teve início em Jacutinga, Minas Gerais. Mais de 90% do lixo descartado não é reciclado no Brasil e estima-se que existam cerca de 1 milhão de catadores no país. A situação dos lixões também é preocupante, de acordo com a Abrelpe, Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública, o Brasil tem hoje quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros. Boa parte dos resíduos que vão para estes locais poderia ser vendido e reciclado. Segundo o Fundo Mundial para a Natureza da WWF um brasileiro produz cerca de 1kg de plástico por semana e por outro lado apenas 2% desse plástico é reciclado. O programa Avante! se propõe a trabalhar ao lado de cooperativas de catadores para aumentar as taxas de coleta e separação de materiais como o plástico e influenciar planos municipais de resíduos e sociedade civil sobre a importância da reciclagem.
O programa Avante! Recicla está estruturado para prestar assistência técnica e social à 18 cooperativas de catadores da Redesul e Sudoeste de Minas Gerais. São cerca de 220 catadores que tem como objetivo recuperar e segregar mais de 4000 toneladas de material reciclável a cada ano. O Avante! investe na Rede fornecendo treinamentos, capacitações e consultoria para atender a temas como: finanças, regularização, logística, correta separação de materiais e acesso à indústria recicladora. Ao apoiar no desenvolvimento de líderes para que eles possam influenciar os demais catadores em prol de mudanças garantimos a perenidade dos ensinamentos. Atualmente a Redesul atende cerca de 1 milhão de cidadãos por meio da coleta seletiva, atuando como agentes ambientais. A Danone, em parceria com a Fundação Avina, faz a gestão do Programa criando espaços de troca e aprendizagem com os catadores e técnicos sociais.
O programa Avante! objetiva desenvolver cooperativas de reciclagem, apoiando sua gestão e capacidades, articulação com governos para ampliação da coletiva seletiva e promoção da Economia Circular dos materiais. Um grande foco é consolidar a estratégia de logística reversa na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, diversificando fontes de volume coletado.
O Avante! fornece ferramentas de gestão e treinamentos para as cooperativas, e enxerga o catador como um empreendedor, que ao se organizar com outros empreendedores e se conectar a uma rede de cooperativas, pode estabelecer relações de mercado diferenciadas, apresentar soluções de logística reversa e avançar em elos da cadeia produtiva para agregar valor ao material reciclável.
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Permite que o setor público, especialmente os municípios, possam realizar testes e implementar sistemas novos e inovadores em sua gestão de resíduos
- Expansão
O Avante! parte da prerrogativa que o catador é um empreendedor e pode estabelecer relações de mercados diferenciadas. O Programa se dá de forma totalmente colaborativa, com a inclusão de catadores atuando como mobilizadores e líderes. A estratégia de comercialização proposta otimizou processos internos das cooperativas para agregar valor aos materiais coletados. Foram realizados treinamentos para aumentar a produtividade, visitas à indústria recicladora e entendimento sobre os processos de qualidade. A Rede passou então a articular vendas para a indústria, unificando cargas de cooperativas e eliminando intermediários. Dessa forma garantiu-se um preço maior do material vendido, além de otimizar custos. Acessar a indústria recicladora não era realidade até então e hoje se apresenta como uma opção comercial lucrativa.
Após 7 anos de Novo Ciclo (programa precursor do Avante!) aumentamos a capilaridade do projeto, bem como o número de beneficiários, renda dos catadores e iniciamos a venda de materiais recicláveis diretamente para a indústria. A parceria com prefeituras das 67 cidades participantes foi fundamental para a implementação da coleta seletiva nestes locais. Em 2019, finalizamos o Novo Ciclo com 4 redes de cooperativas parceiras totalizando 65 empreendimentos, mais de 1300 catadores trabalhando diretamente nos empreendimentos com uma renda 2,4x maior em comparação ao início do programa. Em prol da Economia Circular, foram vendidas 102 toneladas de papel diretamente para Klabin, a maior produtora exportadora de papéis para embalagens do Brasil, com um preço significativamente maior para as cooperativas.
- Minorias / Populações que já foram excluídas
- Brasil
- Brasil
O programa Avante! impacta diretamente 18 cooperativas da Redesul e Sudoeste de Minas Gerais e 250 catadores. Esses empreendimentos atendem cerca de 1 milhão de pessoas com a coleta seletiva dos municípios. O crescimento da Redesul está vinculado à sua própria capacidade de agregar mais cooperativas que não integram hoje a rede. Há uma perspectiva de aumento de 20% em novas bases para os próximos 5 anos. O foco do programa está em auxiliar na capacitação das cooperativas já existentes e melhorar sua produtividade.
- Ambiental: em 7 anos de Novo Ciclo (programa precursor do Avante!) foram economizados cerca de 250 milhões de reais em recursos ambientais devido à reciclagem (em termos de economia de energia e uso e matérias primas virgens, por exemplo, economia de petróleo para fabricação de plástico e árvores para fabricação de papel) – metodologia do parceiro INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável).
- Social: mais de 8000 mil horas de formação para cerca de 1000 catadores, acesso à programas de transferência de renda como “Bolsa Reciclagem”.
- Econômico: aumento de renda de 2,4x para catadores do programa, acesso à contratos de prestação de serviços para coleta seletiva na cidade de Belo Horizonte.
Os objetivos do Avante! Recicla são: Apoiar e desenvolver cooperativas de catadores de material reciclável, garantindo melhores condições de trabalho, aumento de volume de material coletado e renda. Influenciar em prol da educação ambiental da sociedade, com um potencial de público de 1 milhão de pessoas, e junto às prefeituras para implementação dos planos municipais de gestão de resíduos. Além disso, é imprescindível garantir a solidificação da estratégia de comercialização de material diretamente para a indústria recicladora e fortalecer o modelo de negócios das cooperativas apoiadas.
Quando endereçamos um projeto de reciclagem no Brasil, várias barreiras são encontradas principalmente no que se refere à dimensão geográfica do país e diferentes características culturais e econômicas encontradas. Quando o Avante! se estabelece em Minas Gerais encontra cenários distintos na gestão de resíduos sólidos, desde de empreendimentos formalmente estabelecidos até a presença de catadores de lixões. Com um perfil de catador que ainda possui baixa escolaridade e que viveu em precárias condições de trabalho, existem dificuldades de implementar técnicas de gestão nas cooperativas e de organização de lideranças de modo a impulsionar o volume e contratos de prestação de serviços. Por outro lado, a legislação trouxe à luz questões importantes referentes à gestão de resíduos, mas ainda existem dificuldades técnicas para a formalização do trabalho das cooperativas. A conscientização da população sobre a importância da separação de lixo também é uma barreira encontrada, bem como a implementação da coletiva seletiva nos municípios brasileiros.
A organização do programa com parceiros, como por exemplo a Fundação Avina, será fundamental para a perenidade do projeto. Em um importante processo de escuta dos catadores e trabalhadores da cooperativa é possível desenvolver uma metodologia de construção de conhecimento aderente à realidade daqueles que trabalham diariamente nesta função. Contamos com técnicos que estão próximos do campo, bem como investimentos em tecnologia e infra estrutura para melhorar a rotina de trabalho. Por meio da contratação de catadores mobilizadores e proximidade com o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável podemos incidir em políticas públicas e compreender as peculiaridades sociais deste grupo, que historicamente sempre foi excluído. Com a força de mercado da Danone, o projeto pode se beneficiar do contato com outras empresas privadas para fomentar a venda de materiais diretamente para a indústria.
- Minha solução já está sendo implementada na América Latina e no Caribe
A Danone possui outros projetos proprietários de gestão de resíduos em diversos países, liderados pela gestão local e não pela equipe do Brasil
- Híbrido con fines de lucro y sin fines de lucro
Danone Brasil (3 pessoas): um gerente de projeto período integral, um analista meio período, um gerente sênior meio período
Fundação Avina – contratada externa (4 pessoas): um gerente de projeto meio período, 3 técnicos consultores meio período
Redesul e Sudoeste de Minas Gerais - beneficiária (4 pessoas): 3 catadores meio período, 1 técnica social período integral
O Programa Avante! inicia em 2020 após 7 anos de investimentos da Danone Brasil em reciclagem inclusiva com impacto social. Ao longo deste período o programa contou com parceiros como Fundo Danone Ecosystem, Fundação Avina, IRR, INSEA e Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, instituições que trabalham para fomentar o desenvolvimento social dos catadores de material reciclável.
A Fundação Avina, em parceria com a Danone Brasil, faz a gestão estratégica do Programa Avante! Recicla.
O programa possui investimento direto da Danone Brasil anualmente.
Um dos objetivos centrais do programa Avante! é apoiar e desenvolver a estratégia de comercialização de volumes diretamente das cooperativas para a indústria recicladora. Algumas barreiras a serem superadas estão diretamente ligadas ao prazo de pagamento e capital de giro disponível das cooperativas. Em uma negociação com a indústria os prazos para pagamento costumam variar de 15 a 45 dias, cenário distinto do que é praticado por intermediários, que, apesar de pagarem preços inferiores, o fazem, normalmente, à vista. Além da mudança estrutural necessária para que as cooperativas possam fazer contratos diretos com a indústria (formalização, qualidade do material) é preciso apoiar na gestão financeira para que seja possível o empreendimento organizar seu fluxo de caixa. Acesso à microcrédito e planejamento financeiro, além de uma verba de fundo rotativo, o qual as cooperativas podem acessar junto à Rede da qual fazem parte, são pontos fundamentais para o sucesso da estratégica proposta. Neste sentido, acreditamos que o Grupo BID poderá auxiliar nessa construção, agregando não só com conhecimento acerca do tema, mas também na implementação do próprio fundo rotativo.
- Modelo de negócios
- Monitoramento e avaliação
- Mídia e oportunidades para palestrar
Fundos de investimentos em projetos de impacto social e acesso à microcrédito.