RETORNE: Coletando Cidadania
A RETORNE propõe o projeto Coleta Cidadã - Minha Responsabilidade Começa em Casa como piloto em 500 condomínios cobrindo 40 mil residencias, implementando ações de educação ambiental com vista a sensibilizar síndicos, administradores de condomínios, moradores, funcionários, secretárias do lar com ações educativas, distribuição de cartilhas, cartazes porta a porta nos apartamentos, treinamento de funcionários, coleta com frota própria, destinando a reciclagem e comercializando com as industrias dentro da linha da economia criativa e elevando o índice aproximado de 0,7 % da da coleta e reciclagem a 7% em 16 meses de implementação. A iniciativa visa ser ampliada para todas as capitais brasileiras e da América latina através de parcerias com órgãos públicos, privados, industrias, cooperativas e associações de reciclagem. Estaremos investindo em compra de caminhões coleta, espaço de armazenamento, classificação de resíduos plásticos e comercialização direto para a industria.
O Brasil está no 4º lugar como gerador de lixo plástico do mundo com um pouco mais de 11 milhões de toneladas por ano segundo dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e recicla somente 1% aproximadamente, revelando o resultado da falta de políticas públicas adequadas que incentivem a separação correta dos resíduos recicláveis em larga escala. O brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana, significa que 74% aproximadamente é domestico. A cidade do Recife, nordeste do brasil, com uma população de 1.645.727 (IBGE 2018) pessoas, local pretendido para implementar o desafio na busca de soluções da diminuição significativa do uso e descarte do resíduo plastico, gera uma média duas mil toneladas de lixo por dia, 73% é lixo domestico, aproximadamente 49% produzidos em prédios e condomínios. 13% de todo lixo produzido no Recife é resíduo plastico e menos de 1% é reciclado. A cidade do Recife gasta 200 milhões de reais por ano com a coleta e tratamento do lixo recolhido e levado aos aterros. A falta de politicas de incentivo e implementação de ações educativas voltados para a população com foco nas unidades domiciliar, é o grande desafio do nosso projeto.
O público direcionado será moradores de unidades residenciais vertical ( prédios e condomínios ), síndicos, empresas administradoras de condomínios, funcionários de serviços gerais, secretarias do lar, zeladores, escolas públicas e privadas do entorno de o projeto piloto atuar na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.
As soluções consistem em etapas que serão implementadas com equipe multidisciplinar envolvendo educadores ambientais, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais. A proposta contará com ações educativas de coleta seletiva dentro de prédios e condomínios residenciais e comerciais, estruturando bases de coleta dos materiais separados pelos condôminos. Criar banco de dados para quantificar os dados numéricos referente as unidades residenciais, população atendida e quantidade pesada e reaproveitado dos resíduos coletados, gerando relatórios mensais por unidade condominial e devolvendo esses dados para conhecimento da comunidade residencial dos avanços e impactos das ações individuais no meio ambiente através do cruzamento de dados iniciais da coleta e implementação do projeto, apoiando estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o impacto das ações e soluções de minimização do descarte do plastico junto as comunidades atendidas . etapas a implementar:
Reunião com Sindico e diretoria dos edifícios para apresentar o Projeto COLETA CIDADÃ : MINHA RESPONSABILIDADE COMEÇA EM CASA ou em reunião de condomínio
Levantamento da estrutura física necessária para a implementação dos pontos de coleta armazenamento nos edifícios (baldes, sinalização etc.);
Implantar a Coleta semanal dos materiais e resíduos recicláveis ( Papeis, Papelão, Metais, Vidros , Plásticos, Eletrônicos ) com horários e dias agendados utilizando caminhões de frota própria;
Enviar mensalmente aos síndicos a quantidade e os tipos de resíduos recicláveis retirados de seu prédio com vistas a estimular o envolvimento maior dos condôminos, ampliar a coleta e incentivar a criação de um Edifício ecologicamente correto, apresentando outras alternativas e projetos de consumo consciente como criação de hortas em espaços pequenos, Jardins Suspensos, feiras orgânicas;
Reuniões com empresas administradoras de condomínios com vista estabelecer parcerias na implementação do projeto Coleta Cidadã em prédios e condomínios administrados por essas empresas;
Criação de um site do projeto com canal aberto para acesso de forma que sirva como meio de solicitação de síndicos e administradores de prédios residenciais e comerciais para implantar o Projeto Coleta Seletiva; divulgação das ações por meio de mídias sociais.
Classificar os resíduos plásticos, prensar e comercializar todo o material reciclado junto a industria, visando ser auto sustentável econômico, social e ambiental.
- Reduz plásticos e resíduos de uso único, promovendo mudanças no comportamento do consumidor e incentivando o reuso e a reciclagem
- Protótipo
O modelo de solução adotado pela RETORNE, vai de encontro a grande deficiência nos programas de coleta seletiva adotados por governos e iniciativas privadas, que é chegar próximo das unidades doméstica, as pessoas em suas unidades residenciais. 73% do lixo gerado a exemplo da cidade do Recife, capital de Pernambuco, vem das residencias, e isso podemos replicar para todo o Brasil , total falta de conhecimento e de compromisso da população com o destino do lixo produzido e descartado de maneira catastrófica gerando profundos impactos na saúde pública e no meio ambiente. Ausência de politicas e programas públicos que incentive toda a população assumir responsabilidades com o lixo produzido e seu destino corretamente, com atividades e campanhas educativas, sistema de coleta mais eficiente e a exemplo, que possa atender o crescente volume do lixo gerado com as intervenções propositivas e encaminhados para a reciclagem e comercialização junto a empresas e industrias, dentro da proposta da logística reversa, gerando trabalho e renda para toda uma cadeia produtiva do seguimento, desde a coleta planejada dentro das unidades residenciais condominial com estrutura de base guarda dos lixos selecionados e classificados para coleta e comercialização dos resíduos, faz do projeto Coletando Cidadania da RETORNE um negocio inovador, socialmente e economicamente viável.
Nossa solução vai de encontro a realidade impactante do país de reciclar apenas 1% do lixo potencial reaproveitável, gerado na sua maior quantidade das unidades doméstica, por famílias em suas residencias, alheio aos compromissos com meio ambiente e com a sustentabilidade, contribuindo de forma inconsciente para o trágico quadro dos lixões e aterros por todo o Brasil causando profundos impactos no meio ambiente, na saúde pública e nas tragédias urbanas provocados por acúmulos e descartes em vias canais de vias urbanas destruindo vidas. A introdução de ações educativas porta a porta se mostra eficaz, é o diálogo direto com o gerador de resíduos, é o chamado para o compromisso e responsabilidade com o destino do lixo que produzimos, é fazer entender lhe proporcionando acesso ao conhecimento e efeitos de sua ação no seu micro espaço e todo o ambiente em torno dele. A RETORNE entende que ações educativas e implementação de um sistema de coleta planejada nas unidades residenciais gerara um impacto na redução do lixo plástico descartado de forma incorreta e viabilizara oportunidades de trabalho e renda através da reciclagem e comercialização desse resíduo, gerando a sustentabilidade da empresa, gerando lucro para manter e financiar a ampliação das as ações em outras cidades.
- Mulheres e meninas
- Crianças e adolescentes
- Terceira idade
- População urbana
- Baixa Renda
- Classe média
- Pessoas com deficiência
- Empresários
Nossa ação inicialmente pretende trabalhar um projeto piloto em 500 prédios residenciais com 40.000 (quarenta mil ) unidades residencias, podendo atingir diretamente até 160.000 (cento sessenta mil) pessoas no primeiro ano. No segundo ano pretendemos incluir mais 500 prédios residenciais dobrando o número de unidades atendidas. Em cinco anos pretendemos está operando com campanhas e ações concretas de coleta seletiva para um universo de 50.000 prédios em todo o Brasil. Queremos ampliar as ações em parcerias com os estados e países interessados em implementar o modelo de de negócio de economia circular a partir da coleta seletiva planejada do lixo plástico residencial.
Projeto é piloto.
Implementar o projeto piloto Coletando Cidadania da empresa RETORNE na cidade do Recife atingindo para o primeiro ano, caso seja aceito financiamento por parte do BID, para um universo de 40.000 residências . Nos próximos 5 anos queremos esta trabalhando com 50 mil residencias em todo o país.
As barreiras enfrentadas são a falta de recursos para financiar a infraestrutura do projeto. Precisamos investir na compra de frota inicial de 03 ( três ) caminhões para fazer a coleta dos resíduos plásticos a serem retirados dos prédios cadastrados, locação de ambiente de armazenamento dos resíduos para classificação, aquisição de equipamentos como esteira e prensa para preparar o material para comercializar. Prevemos fazer transformação do material plástico triturando e preparando em matéria prima para comercialização.
Pretendemos contar com o apoio do BID para inciar o projeto, depois de um ano o projeto se auto sustenta com a comercialização dos resíduos adquiridos e vendidos para as industrias parceiras que transformam em nova matéria prima e novos produtos que vai ao mercado de consumo. Devemos ver essa iniciativa não apenas como um negócio de impacto ambiental e social, mas como uma oportunidade de negócio lucrativo, o brasil desperdiça um mercado que pode atingir até 5,7 bilhões de reais segundo a associação de empresas de limpeza do Brasil com programas de reciclagem de todos os resíduos recicláveis.
Projeto Piloto
Com a consolidação do projeto no Brasil, a empresa crescendo dentro do mercado e com faturamento real para investir, a meta é solidificar suas ações e empreender o modelo de negócio em toda as capitais da América latina e Caribe num plano de 5 anos.
- Con fines de lucro
A equipe de trabalho inicial será formado por seis profissionais de nível superior incluindo Sociólogos, Pedagogos, Assistente Sociais para o trabalho de sensibilização , palestras, divulgação e gestão. Mais 8 trabalhadores de coleta dos resíduos, 12 na unidade de classificação e preparação para venda dos resíduos.
Somos uma equipe multidisciplinar formados por Educadores Ambientais, Sociólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais com vivencia na área social, atuando em ONG´S do estado de Pernambuco, empreendendo na área social com experiencias diversas.
Nosso modelo de negócio esta sustentado em dois pilares:
1. Coleta planejada de resíduos plástico em edifícios e condomínios residenciais - essa etapa nos dará uma média semanal de ate até 30 toneladas de material plastico classificado.
2. Comercialização - Material classificado, estaremos vendendo a industrias parceiras da região , condições que financia e sustenta toda as ações de gestão e operação da empresa.
O projeto se sustenta com a venda dos resíduos coletados nos edifícios e condomínios, classificados e comercializados de acordo com o tipo de plástico diretamente para as indústrias loco regional e nacional.
Estamos diante de uma oportunidade de unir o nosso desejo inovador de atuar no campo da sustentabilidade e do desenvolvimento social, lincado a geração de trabalho e renda, empreendedorismo social diante de uma causa nobre levantado pelo BID. Uma oportunidade de mover o país diante do problema do descarte irregular do plástico com tantos impactos danosos a natureza e a saúde direta de tantas pessoas expostas, vinculando solução social com uma oportunidade de mercado e de empreendedorismo.
- Modelo de negócios
- Tecnologia
- Distribuição
- Modelo de financiamento e receita
- Monitoramento e avaliação
- Mídia e oportunidades para palestrar
Industrias do segmento de Polímeros e fabricantes de materiais e produtos oriundos do plástico como a empresa Coca Cola a exemplo.