INSTITUTO LIXO E CIDADANIA
Os catadores de materiais recicláveis no Brasil são pessoas em estado de vulnerabilidade social e pessoal, e sobrevivem da venda de material coletado, responsáveis por 90% de tudo ou que é reciclado.
Como estratégia de desenvolvimento, organizam em empreendimentos solidários, promovendo a inclusão social e produtiva de milhares de famílias, além de contribuir: com o aumento da vida útil de produtos sanitários, com uma redução da demanda por recursos naturais e o volume de materiais descartáveis no meio ambiente.
Apesar dos avanços, atuam no mercado como mero fornecedores de matéria prima e mão-de-obra barata, comercializando com intermediários, muitas vezes, em situação de grande exploração.
A organização em associações e cooperativas viabiliza a atuação em estágios mais avançados, garantindo a sustentabilidade das associações e cooperativas, culminando com a elevação da renda, a melhoria da qualidade de vida, além de colaborar com o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Segundo estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11.355.220 toneladas por ano, reciclando apenas 1,2%, ou seja, 145,043 toneladas, portanto, 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular.
A situação é resultado da falta de políticas públicas de incentivo à reciclagem em larga escala e da falta de campanhas de educação ambiental para conscientização da sociedade consumidora, que tem o poder de mudar de cenário, com atitudes mais sustentáveis no dia a dia.
O estudo conclui que cada brasileiro produz um quilo de lixo plástico por semana, Curitiba, com uma população de 1.933.105, gera aproximadamente 276 toneladas de plástico por semana.
O Instituto Lixo e Cidadania oferece suporte para 23 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis em Curitiba, com aproximadamente 700 associados, que realizam ou processo de reciclagem. A rotina diária destes trabalhos resulta em reciclagem de 1300 toneladas por mês de material, ou plástico representa 11 toneladas de papel reciclado por dia, matérias prima que retornam para o sistema produtivo, uma quantidade correspondente a 4,7% do total de habitantes de Curitiba .
As atividades realizada pelo Instituto Lixo e Cidadania estão voltadas ao fomento dos empreendimentos solidárias e redes de cooperação de catadores de materiais recicláveis, para a geração de renda e oportunidade de trabalho na comunidade local e regional, que é caracterizada por pessoas classificadas economicamente abaixo da linha de miséria, caracterizada por excluídos.
A organização possibilita dignidade a estas pessoas, com a redução dos problemas relacionados ao seu dia-a-dia, como fome, dependência química e prostituição.
Aproximadamente 10% estão organizados, muitos ainda exercitam a atividade de forma individual, pois ainda existem muitas barreiras que devem ser transpostas para tornar possível a inclusão de mais catadores, com melhoria da qualidade da vida profissional.
Ao considerar uma tecnologia social, ou seja, qualquer produto, método, processo ou técnica criada para solucionar problemas com simplicidade, aplicabilidade e impacto social comprovado, o trabalho realizado por catadoras e catadoras de material reciclável, dentro do processo de reciclagem, corresponde a uma solução de duplo impacto direto direto: o social e o meio ambiente.
Estes trabalhadores coletam, separam e preparam os plásticos para negociar nos seus espaços coletivos de trabalho, que funcionam ativamente com equipamentos de seleção, prensagem, armazenamento e equipamentos de movimentação de carga.
A principal ferramenta dessas pessoas é o profundo conhecimento que eles possuem sobre os materiais que manipulam. Como catadores e catadores de material reciclável prestam serviços para a comunidade: quantidade de plástico presente presente no meio ambiente, que apresentam como destino sanitário, fornecimento de materiais para o ciclo de produção, possibilitando a redução do uso de energia e uso de recursos naturais no processo produtivo.
- Reduce single-use plastics and waste through promoting consumer behavior change and incentivizing re-use and recycling
- Growth
Uma estratégia inovadora que orienta como ações executadas na autogestão, que envolve ações de organização, treinamento em política, capacitação, acompanhamento e avaliação do processo de geração de trabalho e renda.
A organização para o trabalho ocorre pelo fortalecimento das exportações, o uso de forma coletiva, a criação de formas particulares de organização dentro do associativismo.
A formação política contempla a articulação entre grupos e espaços de organização nos níveis local, regional e nacional, provocando um rompimento de atividades individuais.
Uma estrutura física das comunidades dos municípios atende aos requisitos de salubridade, segurança no trabalho, possui As e cooperativas possuem equipamentos básicos de uso, prensa, balança e veículos para realizar uma coleta no município.
Além de ser um local para separar e processar o material coletado e o espaço para treinamento e treinamento, a partir de cursos de capacitação e ações de projetos vinculados ao Instituto Lixo e Cidadania.
A capacitação para o trabalho está voltada para a apropriação de conteúdos e desenvolvimento de habilidades para a organização do trabalho coletivo, envolvendo a gestão, a produção e a cidadania por meio de várias oficinas que são executadas periodicamente.
O trabalho do Instituto Lixo e Cidadania, consiste na articulação pelo fortalecimento das políticas, e parcerias com grandes geradores de materiais recicláveis, com o objetivo de fornecer o material para os catadores.
Como famílias de catadores são acompanhadas por técnicos da área social, que buscam garante os direitos sociais dessa população por meio de orientação e encaminhamento para uma rede social assistencial.
O que outras pessoas estão dizendo
- Very Poor
- Low-Income
- Minorities/Previously Excluded Populations
- Brazil
O Instituto Lixo e Cidadania atua com catadores individuais e empreendimentos coletivos e solidários de catadores de materiais recicláveis em todo o Estado do Paraná, sendo que por conta da área espacial, com maior intensidade em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais. Também participe da região Noroeste do Estado e Região Oeste do Paraná.
O Instituto Lixo e Cidadania atende regularmente por meio de suas ações, 50 estatísticas com uma média de 1.000 a 1.300 catadores de materiais recicláveis e suas famílias no Estado do Paraná.
Em 2020, o Instituto pretende ampliar o atendimento em 10%, passando a atender 1.375 pessoas, em cinco anos a previsão é dobrar ou atender a 100 grupos e 2500 famílias, com uma estimativa e implantação de novos projetos na medida de sua capacidade e taxas de uso pessoal e financeira.
O que outras pessoas estão dizendo
O que outras pessoas estão dizendo
O que outras pessoas estão dizendo
O que outras pessoas estão dizendo
- My solution is already being implemented in Latin America and the Caribbean
O que outras pessoas estão dizendo
O que outras pessoas estão dizendo
- Nonprofit
O que outras pessoas estão dizendo
A equipe técnica é formada:
Funcionários em período integral:
Uma analista financeira; 1 mobilizador social, e 1 administrativo financeiro.
Contratados em período integral:
contadora (2)
administrativo e financeiro(1)
especialista em logística (1)
engenheiro civil (1)
mobilizadores sociais (2)
empresa de comunicação (1)
antropologo (1)
educador social (2)
Desde a sua fundação em 2003 o ILIX vem desenvolvendo projetos e promovendo debates direcionados para o reconhecimento da importância da categoria profissional da catadora e do catador de material reciclável, e a inclusão social por meio do trabalho, geração de renda e melhoria da qualidade de vida, erradicação do trabalho infantil e conservação do meio ambiente.
Por meio da experiência acumulada em diversas ações e projetos desenvolvidos, além de discussões constantes e periódicas, com os catadores e nos espaços de debates, foram diagnosticados as reais necessidades e o melhor método para o desenvolvimento de atividades nas diversas comunidades de catadores acompanhados, tornando possível a formatação de um modelo próprio de treinamento, atraente e estimulante, principalmente por contar com uma participação não apenas de profissionais da área de educação, como especialmente catadores de materiais recicláveis .
Atualmente, entre grupos não formalizados, associações e cooperativas e Rede de Comercialização, o ILIX atende 100 (cem) grupos em todo o Paraná, envolvendo aproximadamente 3.000 (três mil) famílias.
O Plano de Negócios é uma proposta de implantação de uma Unidade de Reciclagem e Beneficiamento de Polímeros, amplamente discutida nas reuniões do Comitê Gestor com representantes das associações e cooperativas dos catadores, a fim de estabelecer a oportunidade de negócios sustentável, com viabilidade econômica e social, além de promover a capacitação e profissionalização de grupos de prestadores de serviços de coleta e segregação de polímeros.
O Plano prevê o desenvolvimento de atividades de Moagem e Granulação dos seguintes Polímeros: Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e Polipropileno (PP), encaminhado por até 50 associações e cooperativas de todo o Paraná.
O material processado será comercializado diretamente com a Indústria que utiliza uma matéria prima secundária, para fabricar os mais variados produtos como forma de agregar valor e reproduzir por seus apelos à consciência ecológica.
A valorização desses polímeros, arcará não apenas com o custo operacional, não operacional e logístico da Rede, como viabilizara um aumento real de renda, sobre esses materiais, em aproximadamente 200% (duzentos por cento), além de finalmente passar a participar efetivamente da cadeia de reciclagem.
Já para os próximos cinco anos, foi projetada uma evolução na quantidade de material de 7,5% ao ano, sendo que o ANO 1 para o ANO 2 ou o aumento terá uma variação maior de 38,71%, em virtude da progressão prevista para o ANO 1 .
Para executar as atividades remanesce uma necessidade de investimentos em novos equipamentos, investimentos em infraestrutura e capital no valor total de R$ 1.500.000,00, que podem ser captados junto as instituições financeiras publicas e privadas do Brasil.
O que outras pessoas estão dizendo
- Business Model
- Technology
- Talent or board members
- Monitoring and evaluation
- Media and speaking opportunities
O que outras pessoas estão dizendo
O que outras pessoas estão dizendo
